Mais de 95 mil mulheres receberam apoio da Casa da Mulher Brasileira nos últimos três anos

21/06/2021 - Rochelle Nogueira

Em 2021, o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem), que integra o equipamento, já atendeu 5.342 mulheres vítimas de violência doméstica

Casa da mulher brasileira - Fortaleza

Referência no Estado do Ceará no auxílio às mulheres em situação de violência, a Casa da Mulher Brasileira celebra 3 anos de atividade no dia 23 de junho. Durante esse período, 95.284 mulheres foram atendidas, com um atendimento médio 90,74 mulheres diariamente.

E diante do trabalho que vem sendo realizado pela Casa da Mulher Brasileira, a Secretaria de Proteção Social realiza um debate sobre os avanços e desafios no enfrentamento a Violência contra a Mulher no Ceará, na quarta-feira (23). Por meio do canal SPS Ceará no YouTube, a ação será transmitida das 14h às 17h. Na ocasião também será apresentada uma cartilha virtual com orientações e apresentação detalhada dos órgãos que funcionam dentro da casa.

Na abertura, estarão presentes a vice-governadora do Ceará, Izolda Cela; a secretária de Proteção Social, Socorro França; a primeira-dama do Estado, Onélia Leite; a secretária-executiva de Política para Mulheres da SPS, Denise Aguiar; a coordenadora da Casa da Mulher Brasileira, Daciane Barreto; dentre outras autoridades e gestoras de políticas para mulheres.

Programação:

14h45 – Apresentação Cultural
15h – Lançamento da Cartilha Virtual da CMB
15h10 – Debate: A importância da Casa da Mulher Brasileira “Avanços e Desafios no Enfrentamento a violência contra a Mulher”
Debatedoras: Daciane Barreto (CMB/CE) / Susan Lucena (Coordenadora da CMB de São Luis/MA)
16h10 – Intervenções / Perguntas
16h30 – Considerações finais
17h – Encerramento

“Nosso comprometimento com esta causa vai além dos cargos que ocupamos, está ligado a nossa própria existência e a nossa luta para que todas sejam livres, vivam sem medo e tenham sua independência financeira”, ressaltou a secretária-executiva de Política para Mulheres da SPS e presidente do Conselho Cearense dos Direitos da Mulher, Denise Aguiar.

Casa da Mulher Brasileira

Apoio, acolhida e ofertas de novas perspectivas às mulheres em situação de violência são promovidas por meio de suporte humanizado, foco na capacitação profissional e no empoderamento feminino.

O equipamento conta com os serviços da Delegacia de Defesa da Mulher, Defensoria Pública, Ministério Público e Juizado Especial, sob a gerência da Secretaria da Proteção Social (SPS).

“Nós somos o abraço que acolhe e mostra um caminho, uma saída da prisão que muitas se encontram. Porque neste momento de pandemia, muitas mulheres estão trancadas dentro de casa com seus agressores e isso nos preocupa muito”, pontua a titular da SPS, Socorro França.

Balanço da Defensoria Pública

De 2018 até maio de 2021, o Núcleo de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Nudem) da Defensoria Pública, que funciona dentro do equipamento, já atendeu 25.970 mulheres em situação de violência doméstica. Confira atendimento anual.👇

Ano Atendimentos Observação
2018 4.210
2019 8.225
2020 8.193 Atendimento readequado devido a pandemia.
2021 5.342 Somente nos primeiros 5 meses do ano.

Telefones para informações e denúncias:

Recepção: (85) 3108.2992 / 3108.2931 – Plantão 24h
Delegacia de Defesa da Mulher: (85) 3108.2950 – Plantão 24h – Centro Estadual de Referência e Apoio à Mulher: (85) 3108.2966 – segunda a quinta, 8h às 17h
Defensoria Pública: (85) 3108.2986 / segunda a sexta, 8h às 17h
Ministério Público: (85) 3108. 2940 / 3108.2941, segunda a sexta , 8h às 16h
Juizado: (85) 3108.2971 – segunda a sexta, 8h às 17h
Brinquedoteca: (crianças de 0 a 12 anos) – Plantão 24h

Saiba Mais:

A Casa da Mulher Brasileira é um equipamento que atua com rede de proteção e atendimento humanizado às mulheres que foram vítimas de violência. Ele foi construído e equipado pelo Governo Federal, a partir de iniciativa do Ministério dos Direitos Humanos (MDH), e é gerido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos.

Com informações do Governo do Estado do Ceará

Foto: Érika Fonseca