Fortaleza conta com 15 novos pontos de vacinação contra a Covid-19

31/05/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Todos os espaços vão atender, exclusivamente por agendamento, os grupos prioritários da vacinação contra a Covid-19

Vacinação Covid-19 no centro de eventos Data: 08.04.2021 Foto: Érika Fonseca

A campanha de vacinação contra a Covid-19, ganha um reforço importante na logística de aplicação do imunizante. A partir desta segunda-feira (31), o município de Fortaleza passa a contar com 15 novos centros de vacinação contra a doença. Sendo 14 em postos de saúde e uma sala de acolhimento para vacinação, instalada no shopping RioMar Kennedy.

Segundo a Prefeitura de Fortaleza, os novos locais irão somar aos oito já existentes na cidade, totalizando, com a ampliação, 23 centros de vacinação, atendendo de segunda a sexta-feira, além dos mutirões no fim de semana, conforme a disponibilidade de imunobiológicos.

Confira os novos locais de vacinação:

• Regional de Saúde I
    Guiomar Arruda (Rua Gal. Costa Matos, 06 – Pirambu)
    Maria Aparecida (Av. K, 915 – Vila Velha);
  • Regional de Saúde II
    Irmã Hercília (Rua Frei Vidal, 1821 – São João do Tauape)
    Rigoberto Romero (Avenida Alameda das Graviolas, 195 – Cidade 2000);
  • Regional de Saúde III
    Licínio Nunes (Rua 06, s/n – Quintino Cunha)
    Gilmário Mourão Teixeira (Rua Pernambuco, 1674 – Pici);
  • Regional de Saúde IV
    Dom Aloísio Lorscheider (Rua Betel, 1895 – Itaperi)
    José Valdevino (Rua Guará, s/n – Itaoca);
  • Regional de Saúde V
    Maciel de Brito (Av. A, s/n – 1ª etapa – Conjunto Ceará)
    Siqueira (Av. Eng. Luís Montenegro, 485 – Siqueira)
    Regina Maria da Silva Severino (Rua Itatiaia, 889 – Canidezinho);
  • Regional de Saúde VI
    Dr. Acrísio Eufrasino de Pinho (Cruzamento das ruas 12 e Palmeiras dos índios – Pedras)
    Osmar Viana (Av. Chiquinha Gonzaga, s/n – Jangurussu)
    Waldo Pessoa (Rua Capitão Hugo Bezerra, 75 – Barroso);
  • Sala de Acolhimento para vacinação – Shopping RioMar Kennedy
    Av. Sargento Hermínio Sampaio, 3100 – Pres. Kennedy;

Os novos pontos se juntam aos centros de vacinação já existentes. Arena Castelão, Centro de Eventos, shopping RioMar Fortaleza, Sesi da Parangaba, e nos quatro Cucas da cidade (Barra do Ceará, Jangurussu, José Walter e Mondubim).

Caminhão do Cidadão em apoio a vacinação

Imagem: divulgação

Em uma parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Estadual da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), a população em situação de rua começou a ser imunizada por uma equipe que vai circular por bairros de Fortaleza em um centro de vacinação itinerante. A ação será executada pela Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas.

A equipe itinerante já está atendendo nesta segunda-feira (31), na Praça do Ferreira, das 9h às 16. Nos dias seguintes, a unidade vai para o Poço da Draga, Beira-Mar, Serrinha, Lagamar, Jacarecanga, Papicu e Parangaba. Segundo a SPS, os técnicos da Secretaria, que já atuam com a população em situação de rua, em ações pelo uso e abuso e álcool e outras drogas, farão uma busca ativa da população, conduzindo para a vacinação no Caminhão. Além do imunizante, o público terá atendimento para a emissão da documentação básica.

Para a secretária da SPS, Socorro França, a ação de vacinação das pessoas que vivem em situação de rua é muito importante. “A população em situação de rua vive em extrema vulnerabilidade e poder auxiliar diretamente no processo de vacinação é muito gratificante para nós que já atuamos com política de atenção a este segmento”, disse.

Informações: Prefeitura de Fortaleza e SPS

Foto: Érika Fonseca