Pessoas com comorbidades serão vacinadas em Fortaleza até terça (25); veja se seu nome está na lista

24/05/2021 - Anna Regadas

Caso faça parte deste grupo e ainda não tenha sido vacinado, e nem encontrou seu nome nas listas dos agendados, você deverá acessar o site Saúde Digital e conferir se identificou no cadastro o tipo de comorbidade que possui.

Vacinação Covid-19 no centro de eventos Data: 08.04.2021 Foto: Érika Fonseca

A vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza continuará para pessoas com comorbidades nesta segunda (24) e terça-feira (25), em Fortaleza. Segundo anúncio feito pelo prefeito José Sarto (PDT), todos os cadastrados na fase 3 e que atendam aos critérios determinados pelo Ministério da Saúde serão imunizados nesses dois dias.

Para saber se você está na lista acesse abaixo:

A vacina será aplicada em oito pontos determinados pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS), na modalide drive-thru e salas de acolhimento. Receberão pacientes o Centro de Eventos, a Arena Castelão, o shopping RioMar Fortaleza (Papicu), o Sesi Parangaba, além das quatro unidades da Rede Cuca (Barra do Ceará, Mondubim, Jangurussu e José Walter). No Centro de Eventos, as salas de acolhimento serão nos salões Taíba e Jericoacoara.

A fase 3 do plano de vacinação contempla pessoas com comorbidades, gestantes, puérperas e com deficiência permanente. De acordo com a secretária de saúde do município, Ana Estela, desde o dia 5 de maio até amanhã (25) foram agendados na terceira fase de vacinação 160.136 mil pessoas.

Há ainda cerca de 25 mil pessoas da fase 3 que não foram agendadas pois não identificaram em seu cadastro a comorbidade que possui. De acordo com a titular da SMS, Ana Estela Leite, é necessário que essas pessoas editem o cadastro.

Caso faça parte deste grupo e ainda não tenha sido vacinado, e nem encontrou seu nome nas listas acima, você deverá acessar o site Saúde Digital e conferir se identificou no seu cadastro o tipo de comorbidade que possui. Após a correção, deverá aguardar o agendamento da Prefeitura.

“Diremos qual será a estratégia para as 25 mil pessoas que precisam identificar sua comorbidade no cadastro”, afirmou a secretária sem especificar quando haverá o anúncio sobre a estratégia.

Até o dia 23 de maio, foram registradas no Vacinômetro, a aplicação de 867.191 vacinas, sendo 549.139 da primeira dose e 318.052 com a 2ª Dose. No caso das pessoas com comorbidades, já receberam o imunizante 87.494 fortalezenses.

Segundo Ana, a fase 3 ocorre simultaneamente à vacinação do público prioritário da primeira e segunda fase da campanha, incluindo idosos, trabalhadores da saúde e profissionais das forças de salvamento e segurança.

Durante a live, a secretária também informou com preocupação que mais de 50 mil pessoas agendadas para vacinação contra a Covid-19 em Fortaleza não foram imunizadas. “Ou essas pessoas não foram vacinadas porque as comorbidades não se enquadravam na relação do Ministério da Saúde ou porque essas pessoas faltaram a vacinação no dia”, apontou a gestora.

A vacinação ocorre por agendamento a partir daqueles que já realizaram o cadastro na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Portanto se você ainda não fez seu cadastro, é necessário fazê-lo para que seja chamado para a vacinação.

Confira o passo a passo do cadastro:

  • Acesse o site https://vacinacaocovid.saude.ce.gov.br 
  • Clique na opção “Ainda não tenho cadastro”
  • Preencha corretamente seus dados
  • Durante o cadastro irá aparecer a opção para informar se a pessoa está acamada, e se possui alguma comorbidade.
  • Confira seus dados e confirme-os
  • Crie uma senha de acesso ao cadastro e anote para não esquecê-la
  • Finalize o cadastro e aguarde seu agendamento.
  • Caso você tenha errado ou esquecido de alguma informação na realização do cadastro você poderá editá-lo.

Você pode acompanhar diariamente as listas dos agendados no site https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br  e conferir se saiu o seu nome.

Foto: Érika Fonseca