Vacinação reduziu em quase 100% o número de mortes e internações de idosos por Covid-19, aponta estudo

07/05/2021 - Anna Regadas

O levantamento foi realizado entre os meses de janeiro a abril pela Secretaria da Saúde do Estado e pela Universidade Federal do Ceará.

Vacinação Covid-19 no centro de eventos Data: 08.04.2021 Foto: Érika Fonseca

Um estudo preliminar realizado pela Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) e pelo Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC), revelou a redução em quase 100% do número de mortes e internações por Covid-19 em idosos vacinados no Ceará.

O levantamento foi realizado entre janeiro e abril deste ano nos idosos acima de 75 anos de idade que receberam a vacina na primeira fase de imunização. De acordo com o estudo, tanto a vacina CoronaVac, quanto a AstraZeneca*, proporcionaram um índice de segurança próximo a 90% para aqueles entre 75 e 79 anos, de cerca de 95% naqueles entre 80 a 89 anos e de quase 100% para idosos acima de 90 anos.

* No momento da análise a maior parte das pessoas ainda não se encontrava no período para realização da segunda dose de AstraZeneca, sendo considerado apenas os resultados com a primeira dose.

A pesquisa revelou portanto a eficácia e alta proteção da vacinação contra a internação e óbitos por Covid-19 na população idosa. Segundo a Sesa, as maiores proporções de proteção foram observadas após duas doses da vacina CoronaVac (52,07). No entanto, uma única dose já revelou uma alta proteção (27,2). As taxas de segurança nessa população foram 94% (uma dose), e 98% (duas doses). interferir na análise.

“A gente tem resultados preliminares bem animadores para a queda no número de internações e melhor ainda para evitar óbitos, tanto para quem tomou apenas uma dose da vacina, quanto para as duas doses”, afirmou a secretária executiva de Vigilância e Regulação da Sesa, Magda Almeida.

A secretária alerta, no entanto, para o risco de contaminação mesmo em quem já foi vacinado, e reforça os cuidados como o uso de máscara e distanciamento social, ainda mais com a chegada do Dia das Mães.

“Esse estudo não quer dizer que as pessoas não possam se contaminar. Estamos chegando no Dia das Mães, onde teremos visitas familiares, mas é muito importante lembrar que as contaminações ainda podem acontecer. Dessa forma, todos os cuidados devem ser mantidos, como o uso de máscara e a higienização das mãos, além do distanciamento. Quem tiver sintoma gripal deve evitar fazer visitas”, orienta Magda.

Foto: Érika Fonseca