Inventário com mais de 2.465 plantas do Ceará é lançado pela Secretaria de Meio Ambiente

07/05/2021 - Ana Clara Cabral

É possível acompanhar através do canal do YouTube da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará. Saiba mais.

O Inventário da Flora Cearense, feito por pesquisadores da UFC, UECE, URCA e UVA, será lançado nesta sexta-feira (7), às 14h, por meio do canal do YouTube da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA). Resultado de trabalhos de campo, coleções e publicações científicas, o levantamento reúne de cerca de 2.465 espécies de plantas com flores e frutos que existem no sertão, zona costeira, ambientes aquáticos, chapadas e serras do Ceará.

O Inventário foi coordenado pela professora Iracema Loiola, do Departamento de Biologia da UFC. Os dados estarão disponíveis no site da SEMA e serão atualizados à medida que ocorrerem novos registros de espécies.

Segundo a SEMA, o compilado busca auxiliar na elaboração de políticas públicas para a conservação, estudos de biotecnologia, plantas medicinais e avaliação de impactos ambientais para empreendimentos. O trabalho é voltado para gestores públicos, consultores ambientais de empresas, Organizações Não-Governamentais, estudantes e pesquisadores.

Fruto de investimento da Fundação Cearense de Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico (FUNCAP), dentro do Programa Cientista-Chefe de Meio Ambiente, em parceria com a SEMA e Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE), a iniciativa é considerada inovadora no Ceará e no Nordeste, sendo pioneira no país, pois “articula o conhecimento acadêmico e a gestão pública visando políticas inovadoras na área ambiental”, afirma a Secretaria.

Segundo o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), “os inventários são instrumentos de preservação que buscam identificar as diversas manifestações culturais e bens de interesse de preservação, de natureza imaterial e material. O principal objetivo é compor um banco de dados que possibilite a valorização e salvaguarda, planejamento e pesquisa, conhecimento de potencialidades e educação”.

No caso do Inventário da Flora Cearense, pesquisadores trabalham para preservação do meio ambiente, podendo identificar soluções científicas, tecnológicas e inovadoras que possam ser implantadas no Estado.

Lançamento do Inventário da Flora do Ceará

Quando? 07/05, às 14h
Onde? No canal do Youtube da SEMA (youtube.com/SemaSecretariadoMeioAmbiente)

Fonte: Secretaria do Meio Ambiente do Ceará

Foto: Silmara Cavalcante