Saiba os riscos de não tomar segunda dose da vacina contra Covid-19

15/04/2021 - Anna Regadas

Cerca de 1,5 milhão de brasileiros não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19.

Vacinação Covid-19 no centro de eventos Data: 08.04.2021 Foto: Érika Fonseca

No auge da pandemia no país, cerca de 1,5 milhão de brasileiros não tomaram a segunda dose da vacina contra Covid-19.  No Ceará, esse número chega a 54.220 pessoas. Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, esse quantitativo acende um alerta para os riscos que isso representa para a população.

Desde que começou a vacinação contra a COVID-19 no Brasil, duas vacinas são aplicadas na população: a CoronaVac, da farmacêutica Sinovac e do Instituto Butantan; e a Covishield, da farmacêutica AstraZeneca e da Universidade de Oxford, produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Ambas demandam duas doses do imunizante para a proteção eficaz contra o coronavírus.

No caso da CoronaVac, estudos clínicos apontaram melhor taxa de eficácia quando a segunda dose é aplicada em um intervalo de 21 a 28 dias. Agora, a vacina Covishield deve ter a segunda dose aplicada em intervalo maior, de três meses.

Os órgãos de saúde reforçam que mesmo que o paciente tenha tido uma reação adversa pós-vacina, não deve deixar de tomar a segunda dose, já que a imunização só será efetiva ao completar o ciclo vacinal. Não completar esse ciclo da vacinação contra Covid-19 compromete a eficácia da resposta do organismo ao imunizante e também aumenta os riscos da doença.

Cabe lembrar que apesar da primeira dose já garantir um pouco de proteção, essa taxa não está dentro dos parâmetros estabelecidos pelos especialistas e pelas instituições sanitárias, como a Organização Mundial da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o próprio Ministério da Saúde.

Essa proteção pode gerar uma falsa sensação de imunidade e, consequentemente, o descuido dos protocolos de segurança por parte da população que tomou a primeira dose, se expondo assim ao vírus.

É importante reforçar que mesmo quem já recebeu as duas doses da vacina também deve continuar seguindo os protocolos sanitários. As medidas de higiene e distanciamento são necessárias até que a maior parte da população tenha recebido as duas doses da vacina, produza anticorpos e se torne imune à doença.

Enquanto esse estágio não for alcançado, não haverá a garantia de que as pessoas vacinadas não possam continuar transmitindo o vírus e se infectando, mesmo que em menor escala e com quadros menos graves da doença. Portanto é necessário que continue usando máscara, mantenha a higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool, de preferência em gel a 70%, evite aglomerações e pratique o distanciamento social.

Segunda dose em atraso: o que fazer?

Para as pessoas que estão com a segunda dose da vacina em atraso, o Ministério da Saúde recomenda que procurem o mais rápido possível, o posto de vacinação mais próximo de casa para completar o ciclo de vacinação.

O órgão orienta as pessoas a apresentarem a carteira de vacinação da Covid-19, que aponta qual o tipo de imunizante foi recebido na primeira dose; se a vacina do Instituto Butantan (Coronavac), ou da AstraZeneca (AZD1222). Isso é importante porque as doses não devem ser misturadas, ou seja, se a aplicação da primeira dose no individuo foi o imunizante da Coronavac, a segunda deve ser do mesmo fabricante.

Imunização em Fortaleza

Em Fortaleza, 359.636 pessoas receberam, mediante agendamento, a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais 124.467 já estão contempladas com o reforço assegurado pela segunda dose, administrada dentro do prazo adequado.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), os idosos que perderam o agendamento para o recebimento de segundas doses poderão levar o cartão de vacinação a um dos centros de vacinação da Prefeitura. Lembrando que é fundamental verificar quais equipamentos estão em operação no dia.

Já os trabalhadores da saúde que perderam a data da aplicação da segunda dose devem se dirigir ao Centro de Eventos do Ceará, em operação de domingo a domingo, portando documentos pessoais e cartão de vacinação.

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também orienta os pacientes acometidos pelo novo coronavírus a aguardar 30 dias a partir do início dos sintomas para receber a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não soube informar o número de pessoas em Fortaleza que não tomaram a segunda dose da vacina. A assessoria de comunicação do órgão disse está levantando os dados e assim que concluir encaminha para nossa produção.

Foto: Érika Fonseca