Novo aplicativo da Bicicletar será lançado nesta sexta-feira com mais funcionalidades e interação com os usuários

15/04/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O aplicativo traz, por exemplo, a possibilidade de reserva da bicicleta por cinco minutos, funcionalidade que não era disponível anteriormente.

Com o objetivo de melhorar a experiência de ciclistas com o sistema público de compartilhamento de bicicletas da Capital, potencializando a segurança de usuários e do próprio sistema, a Prefeitura de Fortaleza lança, nesta sexta-feira (16), a nova versão do aplicativo Bicicletar, que passa a oferecer interface mais ágil, segura e intuitiva. O aplicativo traz, por exemplo, a possibilidade de reserva da bicicleta por cinco minutos, funcionalidade que não era disponível anteriormente.

Segundo o engenheiro Roberto Torquato, responsável pelo sistema da Prefeitura, desde janeiro do ano passado, quando o sistema contava com 80 estações, até hoje, com as atuais 191, houve um aumento de 138% nos pontos do Bicicletar, o que levou o Executivo a buscar formas de melhorar o atendimento ao usuário. Dessa forma foi decidido melhorar as funcionalidades do aplicativo, propiciando uma interface mais moderna e mais segura.

“Verificamos que principalmente em horários de pico, algumas estações ficavam vazias e vários usuários ficavam sem fazer suas viagens. Com a possibilidade de ele reservar a bicicleta, mesmo antes de chegar à estação, isso facilita a sua vida e dá mais credibilidade ao sistema”, observa. Ele destaca também a possibilidade nessa nova versão do aplicativo, do usuário realizar seu cadastro pelo próprio aplicativo,  com resposta de aceitação em apenas 5 minutos. Para isso, será utilizado o procedimento de prova de vida para garantir um cadastro verdadeiro, bastando apenas que o usuário envie fotos frente e verso do documento oficial de identificação e fotos selfies para concluir o processo. Na versão anterior, só era possível fazer o cadastro pelo site do sistema com resposta de aceitação realizada em até 24 horas.

Torquato destaca que o aplicativo também traz um mapa da malha cicloviária de Fortaleza, onde o usuário poderá se orientar melhor com relação a uma rota mais segura. A partir da nova versão do aplicativo, os usuários poderão conferir outros aperfeiçoamentos, como a possibilidade de consulta de tempo restante de reserva, de tempo disponível da bicicleta em uso e a escolha da bicicleta a ser utilizada em todos os tipos de passe, inclusive no Bilhete Único.

Dificuldades

De acordo com Roberto Torquato, algumas dificuldades vinham sendo percebidas com relação ao sistema, como por exemplo, as estação vazias (sem bicicletas) durante o horário de pico. Ele pontua que hoje a operadora é obrigada a manter as estações com percentual sempre com bicicletas, “não pode ficar totalmente vazias”, diz. Ressalta que por conta disso é que tem-se aumentado o número de bicicletas no sistema.

Pontua que a Prefeitura está avaliando diariamente as demandas para ver qual a estação que necessita de ter sua capacidade aumentada para que todos os usuários sejam atendidos. Com relação a manutenção das bicicletas e estações ele detalha que esse serviço tem sido ampliado. “É importante ressaltar que as bicicletas passam por manutenção corretiva e preventiva, o que tem aumentado a durabilidade delas. É importante o usuário reportar para o sistema qualquer problema na estação ou nos equipamentos”, explica.

Hoje, o sistema Bicicletar conta com 280 mil cadastros e devido o decreto de isolamento social rígido, hoje contabiliza 3 mil viagens diárias, a maior parte por trabalhadores se deslocando para os locais de trabalho e estudantes do fundamental, médio e superior para suas unidades de ensino. “Não temos uma pesquisa recente devido a pandemia, mas esse perfil de usuários tem se ampliado desde o decreto de isolamento social. Além disso, o sistema é muito importante na integração com o transporte público, poia o usuário pode utilizar o bilhete único para realizar as viagens e se deslocar para um terminal de ônibus”, destaca.

Torquato revela que existem também estações localizadas em espaços públicos, praças e parques também voltadas para o lazer, como também o sistema MiniBicicletar voltado para as crianças. O Sistema Bicicletar de Fortaleza, com 191 estações, é o primeiro em número de estações por habitante do País e o terceiro em número total de estações, ficando atrás apenas do Rio Janeiro e de São Paulo.  No Nordeste, bem atrás aparecem Recife, com 80 estações e Salvador, com 50.

Mesmo com esse número recorde de estações, a Prefeitura tem planos de ampliação. Torquato detalha que hoje, as 191 estações estão distribuídas em 180 bairros da cidade, e mesmo com a nova regionalização da cidade, o sistema já cobre 10 regionais, mas o intuito é expandir para mais bairros, entre eles dois novos; o Conjunto Ceará I e o São João do Tauape. “A ideia é implantarmos, ainda este ano, mais 19 estações. O sistema tem uma resposta bastante positiva e a Prefeitura está avaliando expandir para 210 estações”, comenta.

Com relação ao Mini-Bicicletar, que hoje conta com sete estações, o Executivo Municipal quer criar mais sete. “Esse sistema cumpre a função mais educativa de promover a bicicleta desde a infância e os pontos de apoio estão nos espaços públicos onde os pais e responsáveis acompanham as crianças no uso dos equipamentos”, argumenta.

O sistema Bicicletar já possibilitou a realização de mais de 3,6 milhões de viagens. É desenvolvido pela Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP), por meio do Plano de Ações Imediatas de Transporte e Trânsito de Fortaleza (PAITT), em parceria com a Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania (AMC), Serttel e a Unimed Fortaleza.

O usuário também terá disponibilizado pelo aplicativo canais de atendimento via chat, chamada direta de telefone para o número 0800-500-9901 e para a Central 156, assim como o e-mail do Bicicletar. O horário de atendimento do 0800-500-9901 é durante o período de funcionamento do sistema, ou seja, todos os dias, inclusive feriados, sempre de 5h às 23h59. Já o chat funcionará sempre de 8h às 18h, de segunda a sexta-feira, e, fora desse horário, o chat envia automaticamente um e-mail para o sistema. Dúvidas ou sugestões sobre as mudanças da nova versão do aplicativo devem ser enviadas pelos usuários por esses canais.

Serviço

– Estações

Permitirá ao usuário a visualização do mapa com estações, quantidade de bicicletas disponíveis por estação e posições livres, além da infraestrutura cicloviária da cidade.

Menu

Apresentará histórico de viagens, histórico de pagamento, canal de mensagens, fale conosco, adquirir passes, meus passes, reportar problemas, realizar pagamentos, código promocional, FAQ (com respostas para dúvidas frequentes) e informações sobre o projeto. Anteriormente, apenas era possível atualizar o número do Bilhete Único pelo site do sistema e o FAQ não estava disponibilizado.

– Meus Dados

Será o local para atualizar informações de número de telefone, e-mail, endereço, foto e cadastrar novos cartões para pagamento. Anteriormente, essas alterações poderiam ser feitas apenas pelo site.

Download da nova versão

O aplicativo do Bicicletar será atualizado automaticamente para a nova versão, dependendo da configuração do aparelho do usuário. Caso a atualização não ocorra naturalmente ou para aqueles que tenham interesse em realizar cadastro, basta acessar a seção Download do Aplicativo Bicicletar no site https://www.bicicletar.com.br ou pelos links:

– Sistema Android / Google Play Store

– Sistema iOS / Apple Store

– Sistema Windows Phone

Foto: