Frente Parlamentar de Imunização recebe demandas da sociedade

09/04/2021 - Ana Clara Cabral

Foi pontuado o fortalecimento de medidas preventivas, também maior atenção sanitária na periferia e a vacinação de doulas.

Frente Parlamentar de Imunização - Foto: Érika Fonseca

A Frente Parlamentar em Defesa da Imunização da Covid-19 se reuniu na manhã desta sexta-feira (9) para ouvir as demandas da sociedade civil organizada. Estiveram presentes o vice-presidente da Frente, vereador Gabriel Aguiar (Psol), vereadora Larissa Gaspar (PT) e Ana Aracapé (PL). Todos destacaram a importância da presença da população na construção de políticas públicas para a cidade.

Na representação dos movimentos e organizações, estavam Liana Queiroz, do Coletivo de Doulas; Adriano Almeida, do Comitê Popular de Enfrentamento à covid-19 do Grande Bom Jardim e demais Periferias de Fortaleza; e Cícero Sousa, do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis e Rede de Catadores do Estado do Ceará.

Adriano Almeida falou do engajamento dos movimentos no enfrentamento à Covid-19 desde abril de 2020 e reforçou a necessidade do foco no fortalecimento das medidas não farmacológicas e preventivas, que envolvam campanhas educativas voltadas para as periferias; relação entre Educação, Saúde e Assistência (SME, SMS e SDHDS); e mais atenção sanitária com transporte público, supermercados, bancos e loterias.

Liana Queiroz falou sobre a importância de profissionais que atendam pessoas do grupo de risco, como idosos e gestantes, sejam imunizados. “Estamos tendo dificuldades para vacinar as doulas, apenas cerca de 10% já conseguiu. A gestante quando é internada demanda muito do sistema de saúde e precisamos evitar essa sobrecarga. Sugerimos para esse problema um contrato entre doula e gestante que comprove a atuação para a vacinação”, disse.

Depois de ouvir os representantes da sociedade civil organizada, Gabriel Aguiar, que conduziu a reunião, reforçou que a função da Frente Parlamentar é de sistematizar demandas, organizar e trabalhar com propostas executivas. “Agradeço muito a todos que participaram. Tive a oportunidade de participar das reuniões do Grande Bom Jardim e parabenizo com muita consistência o trabalho que estão fazendo, um exemplo de organização popular”.

Gabriel declarou que os demais vereadores logo estarão cientes das colocações apresentadas nesta manhã, cujos encaminhamentos serão feitos em bloco na próxima reunião. “Todos os pontos abordados serão sistematizados e protocolados pela Frente como ofício e reuniões com os órgãos responsáveis serão demandadas”, finalizou.

Foto: Érika Fonseca