Prefeitura de Fortaleza inicia a entrega de tablets, chips e kits escolares para alunos da rede municipal de ensino

08/04/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os itens fortalecerão o ensino remoto implantado na Capital em virtude da pandemia de Covid-19.

O prefeito de Fortaleza, José Sarto, fez a entrega simbólica de 21.500 tablets, 242 mil chips e kits pedagógicos para os alunos da Rede Municipal de Ensino, nesta quinta-feira (08), em solenidade na Escola Maria do Socorro Carneiro, no bairro Bonsucesso, ao lado da primeira-dama Natália Herculano e da secretária de Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha. Os itens, segundo Sarto, fortalecerão o ensino remoto implantado na Capital em virtude da pandemia de Covid-19.

Além dos alunos, os professores que atuam no ensino remoto e os que atuam na buscativa de alunos para redução da evasão escolar, também receberão os materiais. A ideia é que, por meio de cessão, os tablets e chips auxiliem o desenvolvimento de atividades pedagógicas em regime domiciliar pela difusão dos meios digitais. Durante esse mês de abril, serão disponibilizados, os 242 mil chips com pacote de dados (20 GB) mensalmente recarregáveis para profissionais e todos os alunos matriculados na Rede Municipal (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos). Com relação a esse benefício, o Município vem investindo recursos da ordem de R$ 29.918.459,97.

Os 21.500 tablets comtemplarão os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e da última etapa da Educação de Jovens e Adultos (EJA), assim como todos os alunos matriculados na Rede Municipal atendidos nas Casas de Acolhimento, independentemente da série que estejam cursando. Para a aquisição dos tablets foram investidos R$ 18.516.613,34. Os alunos receberão esse item entre os meses de abril a junho.

Já os kits pedagógicos, a exemplo do que acontece no início de cada ano letivo, serão entregues a todos os alunos matriculados na Rede Municipal, conforme a especificidade da série que estejam cursando. O kit inclui, entre outros itens, cadernos, canetinhas, lápis de grafite, lápis de cor, borracha, cola e tesoura. Foram investidos R$ 11.489.625,00 para a aquisição dos kits pedagógicos, que serão entregues nos meses de abril e maio.

Cronograma

Segundo a Secretaria de Educação do Município, a entrega dos materiais será realizada nas unidades municipais de ensino em conformidade com cronograma divulgado. O pai deve aguardar o contato da direção da escola para realizar o agendamento, que contemplará, inicialmente, estudantes matriculados na Educação Infantil.

Foto: PMF