Covid-19: decreto de isolamento social segue até o dia 11 de abril

05/04/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A retomada gradual das atividades não essenciais no Ceará deve acontecer a partir do dia 12 de abril

Decreto - Avenida Dom Luis

Dando continuidaden as medidas para conter a pandemia da Covid-19 que atinge o estado, o Governo do Ceará, através do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus, decidiu renovar por mais uma semana o decreto de isolamento social rígido que agora segue até o próximo dia 11 de abril. O anuncio foi feito pelo governador Camilo Santana (PT) e o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), em live realizada neste último domingo (4).

>> Confira o Decreto de Isolamento nº 34.021 de 4 de abril de 2021

De acordo com o governador Camilo Santana, o isolamento social rígido, decretado em 13 de março, tem se mostrado decisivo para reduzir infecções e internações causadas pelo Coronavírus. “Os dados apresentados hoje mostram que esse Isolamento Social Rígido tem trazido resultados importantes. Temos diminuído a transmissão, ou seja, um fator de reprodução calculado que chamamos de RT tem caído em Fortaleza, na Região Metropolitana, e no Ceará como um todo”, disse.

Sobre a reabertura das atividades econômicas, Camilo informou que nessa semana irá se reunir com os segmentos para definir uma retomada gradual das atividades. “Por uma questão de princípio de precaução, pela orientação dos nossos profissionais do Comitê, dos nossos cientistas, nós estamos anunciando aqui hoje, eu e o Sarto, em nome do Comitê, que vamos iniciar a flexibilização, a abertura de forma planejada, gradual, das atividades não essenciais no Estado do Ceará a partir de 12 abril”, explicou.

Na ocasião, o prefeito Sarto destacou que a Prefeitura vem acompanhando diariamente as demandas em Fortaleza pela procura de atendimento e internações de Covid nos hospitais, Upas e postos de saúde. “Os números vem apresentando uma queda, eu diria uma tendência consolidada de decréscimos dos números da casos confirmados e de hospitalização. Esses números nos animam e mostram que nós estamos no caminho certo”, disse.

O prefeito ainda destacou que a circulação viral continua alta, mas que através da campanha de vacinação e abertura de novos leitos a tendência é consolidar a diminuição da doença. “Nós temos um número positivo desses últimos três dias, vacinamos quase 90 mil pessoas”, pontuou.

Balanço da vacinação

Na manhã desta segunda-feira (5), a secretária de saúde de Fortaleza, Ana Estela, apresentou o balanço da vacinação contra o coronavírus de 1º a 4 de abril. Segundo ela, foram vacinados neste período 87.784 idosos. A secretária ressaltou que durante essa semana será intensificada a aplicação da D2 nos idosos e que estão aguardado o envio de mais vacinas pelo Ministério da Saúde.

A titular da pasta da Saúde finalizou chamando atenção dos fortalezenses para continuar com os cuidados. “Pedimos a população que continuem respeitando o isolamento. Nós temos a continuidade do decreto de isolamento, e essa semana será muito importante para que a gente possa continuar reduzido a circulação viral em Fortaleza. Os números ainda são preocupante”, disse.

>> Clique aqui e confira a lista de vacinação desta segunda-feira, 5.

Locais de vacinação

Drive-thru:

• Arena Castelão
  • Centro de Eventos
  • Shopping RioMar Fortaleza
  • Shopping RioMar Kennedy

Salas de acolhimento para vacinação:

• Cuca Barra
  • Cuca Jangurussu
  • Cuca José Walter
  • Cuca Mondubim

Balanço dos leitos e enfermarias para Covid-19

Segundos dados do IntegraSUS, atualizados nesta segunda-feira (5) às 12h05min, a taxa de ocupação de leitos de UTI para pacientes com Covid-19 no Ceará é de 92,26 e de 79,92% de ocupação de enfermarias. Em Fortaleza a atual taxa de ocupação de leitos de UTIs é de 92,15% e de enfermarias já estão em 92,02%.

Na Capital, até a divulgação do último boletim, quatro hospitais apresentavam 100% de ocupação de leitos de UTIs, são eles: Hospital Waldemar de Alcântara, Hospital da Messejana, Hosp. Universitário Walter Cantídio e Hospital São Carlos.

Informações: Governo do Estado do Ceará

Foto: Érika Fonseca