Prefeitura inicia na próxima segunda-feira a entrega de cestas básicas para mais de 126 mil famílias em Fortaleza

31/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Prefeitura de Fortaleza realiza a distribuição de cestas básicas aos beneficiários do programa Bolsa Família que não possuem alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino a partir da próxima segunda-feira, 5 de abril. Ao todo, a Prefeitura calcula que serão beneficiadas 126 mil famílias que atendem os critérios para ter acesso ao benefício. Essa ação faz parte do Programa Comida em Casa que é executado pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS).

De acordo com a pasta, as cestas serão entregues nos meses de abril, maio e junho, conforme anunciou o Prefeito José Sarto ao lançar o Programa Fortaleza por Todos, pacote de ações de proteção social destinado à população mais vulnerável da Capital como medida de enfrentamento à pandemia de Covid-19. A primeira remessa será entregue entre os dias 5 e 10 de abril, em 54 pontos de entrega, sendo 27 CRAS e 27 escolas municipais.

Para selecionar as famílias beneficiadas, a SDHDS acessou a base os dados do Cadastro Único. As famílias que atendam os critérios para recebimento da cesta (renda zero que fazem parte do Bolsa Família e não possuem filhos matriculados na rede municipal de ensino) e não tiverem sido contatadas, podem estar com os dados desatualizados.

Direito

Para saber se tem direito, o cidadão pode ligar para o número 156 ou acessar este link https://central156.fortaleza.ce.gov.br/cestabasica/  e informar o Número de Identificação Social (NIS) ou CPF para receber as informações de data e local de recebimento do benefício.

De acordo com a Secretaria, o beneficiário deve comparecer ao local para receber a cesta munido de documento oficial com foto. Afirma também que as cestas só serão entregues no dia e local agendados previamente, por isso o beneficiário só deve ir ao local previamente comunicado no dia e turno confirmados, para evitar aglomerações. Também só terão acesso ao local as pessoas que estiverem utilizando máscara de proteção.

Veja abaixo o calendário de entrega das cestas que foi elaborado com base no mês de aniversário dos beneficiários

05 de abril – nascidos em janeiro e fevereiro

06 de abril – nascidos em março e abril