Recadastramento para auxílio financeiro aos profissionais da cultura segue até 8 de abril

30/03/2021 - Rochelle Nogueira

O recadastramento será preferencialmente para aqueles que receberam no ano anterior, em 2020. O valor será de R$200,00 (R$ 100 por dois meses)

Buscando ações que minimizem os impactos para a classe, a Prefeitura Municipal de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura de Fortaleza (Secultfor), criou o programa intitulado “Uma força para a cultura”, direcionando recursos públicos aos profissionais do setor que se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Para receber o auxílio, os profissionais precisam revalidar o cadastro até o dia 8 de abril por meio do site: https://culturaemergencial.fortaleza.ce.gov.br/

“Tem 5 anos que toda a minha renda vem da arte”, disse Nairton Santos que atua na área do humor e do teatro. As dificuldades enfrentadas por ele em tempos de isolamento social rígido, Nairton ameniza realizando shows virtuais. Em cartaz com o espetáculo de humor Dois PP´S, pelo canal do Centro Cultural Grande Bom Jardim, ele ressalta a importância de manter-se em atividade e dos recursos emergenciais por parte do Poder Público.

“Essa ajuda financeira é super importante. Foi somando todos os auxílios que consegui me manter no ano passado. Além dos editais para apresentações on-line e ajuda da família. Até que a maioria da população seja vacinada, os trabalhos estão escassos. A classe artística é muito grande e gera muita renda, mas agora não podemos trabalhar como antes, precisamos de auxílios”, disse o artista.

O objetivo do programa é fornecer um auxílio emergencial no valor de R$ 200,00 (R$ 100 por dois meses) para até 3.729 trabalhadores da cultura da capital cearense, totalizando um investimento de R$ 745.800. O programa inicialmente passou pela Câmara Municipal de Fortaleza e teve aprovação dos parlamentares e agora segue para a fase de recadastramento dos interessados que podem acessar a página do Programa, a partir desta terça-feira (30/03), até o dia 8 de abril.

>> Auxílio emergencial para setor cultural e projeto Renda em Casa para autônomos é aprovado na CMFor

Uma Força para a Cultura

✅👉Quem irá receber: prioritariamente os profissionais aprovados na chamada anterior e executada em 2020, estes deverão revalidar e atualizar seus dados;

✅👉Quantos profissionais estão inseridos: 3.729 trabalhadores da cultura;

✅👉Período de recadastro: 30 de março a 8 de abril;

✅👉Valor a receber: R$ 200,00 (R$ 100 por dois meses);

✅👉 Onde cadastrar: culturaemergencial.fortaleza.ce.gov.br;

✅👉Mais informações: e-mail: auxilio2021@secultfor.fortaleza.ce.gov.br.

>> PROGRAMA UMA FORÇA PARA ACULTURA

O intuito do programa é prestar auxílio aos trabalhadores da cultura de todas as regionais da capital cearense. Se houver vagas remanescente, será aberto um novo processo de inscrição para novos solicitantes.

Auxílio para Cultura

Este é o segundo Programa de Auxílio Emergencial destinado ao setor cultural. Em maio de 2020, a Prefeitura de Fortaleza destinou R$ 1 milhão para o programa que concede auxílio emergencial aos profissionais do setor cultural. A iniciativa antecipou 25% do valor previsto para o IX Edital das Artes de Fortaleza, referente ao ano de 2020.

Na primeira etapa do programa, foram contemplados profissionais, que receberam o benefício de R$ 200,00, de 116 bairros da Capital cearense, distribuídos em todas as Regionais. Entre os trabalhadores, 596 vivem na Regional I, 383 na Regional II, 538 na Regional III, 571 na Regional IV, 839 na Regional V, 708 na Regional VI e 109 no Centro.