Covid-19: vida saudável colabora para que pessoas com diabetes diminuam riscos à saúde

30/03/2021 - Rochelle Nogueira

O serviço é ofertado pela CIDH em formato virtual ou, em alguns caos, presencialmente. É dirigido a pacientes já atendidos na unidade ou que receberam o serviço anteriormente.

O Centro Integrado de Diabetes e Hipertensão (CIDH), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), tem intensificado às recomendações para as pessoas acometidas por essas comorbidades. Além de ser fator de alto risco no caso de contágio pelo coronavírus, especialmente as pessoas com diabetes, elas precisam intensificar a busca pelas práticas saudáveis, alimentação balanceada e exercícios físicos regulares que podem ser feitos em casa.

Como medidas preventivas, o CIDH orienta o exame diário dos pés, o controle do peso e das taxas e o uso correto dos medicamentos. Sendo eles o fatores primordiais na rotina de uma pessoa com diabetes. “Manter a rotina de cuidados diminui chances de complicações da doença e evita idas a unidades de saúde neste cenário pandêmico”, afirma Marcela França, endocrinologista e diretora clínica da unidade. Abandonar o tabagismo e o sedentarismo também são pontos importantes para reduzir danos à saúde.

As ações práticas para uma vida saudável reforçam o sistema imunológico na proteção do organismo. Estudos mostram que a perda de peso reduz a chance de complicações na saúde desses pacientes. “Eles podem apresentar quadro de infecção pelo coronavírus grave, principalmente se já têm outras comorbidades, como obesidade e doença cardiovascular”, disse.

Tele-Saúde

Com o agravamento da pandemia, o CDIH passou a ofertar os atendimentos em formatos: virtual ou presencial, somente para casos em que a consulta não pode ser virtual. O serviço é feito por médicos, enfermeiros e nutricionistas. A prestação acompanha pacientes já atendidos na unidade e alguns que receberam o serviço anteriormente no ambulatório de fisioterapia com avaliações e orientações por vídeos e áudios.

Exercícios caseiros que trazem benefícios a saúde. Confira: 🏋‍♀

1. Flexão: com os joelhos apoiados em um colchonete ou toalha, contraia o abdômen e desça lentamente até os ombros se alinharem aos cotovelos. Realize até 3 séries de 15 repetições para este exercício.
  2. Agachamento com apoio: em um banco ou móvel firme, desça o corpo lentamente com as mãos na linha dos ombros e apoiadas atrás do tronco. Flexione os joelhos para controlar o peso do corpo. Faça 3 séries de 15 repetições para este exercício, com pausas de 1 a 2 minutos entre elas.
  3. Elevação dos braços: Pegue um halter ou uma garrafa plástica com carga (pode ser areia ou pedras), eleve um dos braços à frente da linha do corpo na altura dos ombros. Afaste-o lateralmente mantendo a altura nas linhas dos ombros. Repita o mesmo processo com o outro braço. Realize 3 séries de 15 a 20 repetições nesta modalidade de exercício, com pausas de 1 a 2 minutos entre elas.
  4. Prancha: deitado sobre um colchonete, eleve o corpo apoiando o seu peso sobre os braços, contraia o abdômen e fique por 30 segundos. Em cada uma das posições acima e efetue até 3 séries com as duas posições.
  5. Abdominal: deite-se em cima de uma colchonete, com os dois pés apoiados no chão, e suba até retirar os ombros do chão. Respire e solte o ar na subida do movimento.
  6. Elevação de perna lateral: Com os braços apoiados na parede, contraia o abdômen e afaste uma das pernas para o lado. Não se deve inclinar o tronco para os lados durante esse movimento. Faça até 3 séries de 15 repetições para cada perna e descanse de 1 a 2 minutos entre as séries.
  7. Elevação de calcanhar: Sentado com o tronco ereto em um banco ou cadeira, deixe os pés bem apoiados no chão e passe a levantar os calcanhares, concentrando o movimento exclusivamente nos tornozelos. Coloque um objeto em cima das pernas caso esteja muito leve. A quantidade de séries recomendada é de 3 com 15 repetições. Descanse de 1 a 2 minutos entre as séries.
  8. Sentar e levantar: Sentado em um banco ou cadeira, contraia o abdome, estique os braços à frente do corpo, incline-se levemente à frente e fique de pé. Mantenha os joelhos e pés alinhados e ligeiramente afastados. Efetue até 3 séries de 15 repetições para este exercício. É indicado também fazer uma pausa de 1 a 2 minutos entre as séries.

Foto: Reprodução/Internet