Cartão Missão Infância tem acréscimo de mais de 3.800 novos beneficiários

30/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Infância - PMF

O Cartão Missão Infância, destinado às crianças da primeira infância, recebeu um acréscimo de 3.835 novos beneficiários após o lançamento do pacote de proteção social pelo prefeito José Sarto, no início de março, que dobrou o valor do benefício de R$ 50,00 para R$ 100,00 nos meses de março, abril e maio. O programa é realizado pela Prefeitura de Fortaleza, através da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci). Hoje, 12.512 crianças têm direito a esse benefício, mas apenas 6.400 estão recebendo.

Segundo o presidente da Fundação da Criança e da Família Cidadã (Funci), Iraguassu Filho, foi criada uma força-tarefa para buscar cada um que têm direito ao auxílio para que todos possa recebê-lo, já que o valor fica disponível por seis meses após ser creditado no cartão.  “Ao longo dos últimos 17 meses foram vários beneficiários que conseguimos alcançar e com o lançamento do pacote de proteção social pelo prefeito José Sarto, no começo de março, foi tomada a decisão de dobrar o valor do benefício  de R$ 50,00 para R$ 100,00 nos meses de março, abril e maio”, afirma.

Segundo Iraguassu, o pagamento de março aconteceu no último dia 25 e nos meses de abril e maio o valor deve ser pago no dia 26 de cada mês. Ele ressalta que o cartão foi criado em 2019 para fortalecer as ações do Programa Cresça com seu filho, que já tinha um braço na saúde, outro na educação, mas faltava o suporte financeiro na área da assistência social.

Para ter acesso ao benefício, é preciso seguir alguns critérios como: ter de 0 a 2 anos e 11 meses; estar inscrito no Cadastro Único; estar com o cartão de vacinação em dia e em situação de vulnerabilidade social. “Se a pessoa não sabe se é beneficiária pode ligar para o 156 ou para o 3131 7813 ou ainda acessar o link do portal 156, onde ao digitar o CPF do responsável financeiro, se for beneficiário, aparecerá o nome da agência na qual deve se dirigir. Quanto aos novos beneficiários que não receberam o cartão podem ir ao banco que foram informados e tirar o valor com um documento oficial com foto”, esclarece.

A Funci em parceria com a Coordenadoria da Proteção Social está realizando a busca ativa de mais beneficiários, através dos mobilizadores sociais, que estão fazendo um trabalho de ligação e inclusive indo até ao beneficiário em casos específicos. A busca dos beneficiários também está sendo realizada com os cruzamentos de informações das entregas das cestas básicas da Assistência Social

Serviço

Para saber se você é beneficiário ou para tirar dúvidas, entre em contato com a Prefeitura de Fortaleza pelo telefone (85) 3131.7813 ou pelo 156.

Qual o valor do auxílio?

O auxílio mensal é no valor de R$ 50. Em razão da pandemia da Covid-19, durante os meses de março, abril e maio de 2021 ele foi ampliado para R$ 100.

Quem pode ser contemplado com o Cartão Missão Infância?

Para receber o benefício, é preciso atender os critérios estabelecidos pela Prefeitura de Fortaleza. São eles: crianças de 0 a 2 anos e 11 meses em situação de extrema vulnerabilidade, com renda mínima, cujas famílias foram selecionadas a partir do Cadastro Único para Programas Sociais, do Governo Federal, e que tenham seus cadastros atualizados nos últimos dois anos.

Perdi o Cartão Missão Infância, e agora?

Em caso de perda, o responsável financeiro deve entrar em contato com a Central do Banco do Brasil pelo telefone 4004 0001 para adquirir a 2a via do cartão.

Foto: PMF