Idosos de 69 anos começam a ser vacinados amanhã

26/03/2021 - Rochelle Nogueira

Fortaleza vacinou em um só dia, 16.326 pessoas contra a Covid-19. O Ceará, em percentual de doses recebida, é o segundo no país em aplicação dos imunizantes

Vacinação - Foto: Thiago Gaspar/PMF

A partir deste sábado (27), os idosos com 69 anos começam a ser vacinados contra Covid-19 em Fortaleza. A imunização ocorre em 42 postos de saúde, três policlínicas e quatro centros de vacinação (Centro de Eventos, Arena Castelão, shoppings Riomar Fortaleza e Riomar Kennedy). O público será atendido por meio das modalidades drive-thru e pontos de acolhimento. Para receber a vacina, o idoso deve apresentar documento de identidade original com foto, cartão nacional de saúde, CPF e comprovante de endereço no município de Fortaleza, pois serão contemplados apenas idosos residentes em Fortaleza.

A secretária Adjunta da Saúde de Fortaleza, Aline Gouveia, reforça que a Prefeitura, conforme a disponibilidade de vacinas, segue intensificando a aplicação dos imunizantes. “Já foram aplicadas na primeira dose, 202.345 vacinas e na segunda dose, 95.465. Neste final de semana teremos 49 pontos de vacinação, entre postos de saúde e drives, sendo utilizados exclusivamente para a vacinação contra a covid-19”, disse.

CLIQUE PARA ACESSAR A LISTA DE VACINAÇÃO

Locais de vacinação

• Drive-thru: Arena Castelão, Centro de Eventos, Shopping RioMar Fortaleza, Shopping RioMar Kennedy.
  • Salas de acolhimento para vacinação: Policlínica Dr. Lusmar Veras Rodrigues, Policlínica Dr. Luiz Carlos Fontenele, Policlínica Dr. José Eloy da Costa Filho.
  • Regionais
  • Regional de Saúde I: Postos: Francisco Domingos, Guiomar Arruda, Maria Aparecida, Paulo de Melo, Virgílio Távora.
  • Regional de Saúde II: Flávio Marcílio, Frei Tito, Irmã Hercília,
  • Rigoberto Romero, Sandra Maria Faustino.
  • Regional de Saúde III: Anastácio Magalhães , César Cals de Oliveira, Eliézer Studart, Ivana Paes, Licínio Nunes, Waldemar Alcântara.
  • Regional de Saúde IV: Antônio Ciríaco, Gothardo Peixoto, Dom Aloísio Lorscheider, Oliveira Pombo, Roberto Bruno.
  • Regional de Saúde V: Abner Cavalcante Brasil, Argeu Hebster, Guarany Mont’Alverne, José Galba de Araújo, Jurandir Picanço, Maciel de Brito, Pedro Celestino, Pontes Neto, Regina Maria Severino, Zélia Correia.
  • Regional de Saúde VI: Acrísio Eufrasino de Pinho, Alarico Leite, Anísio Teixeira, Edmar Fujita, Evandro Ayres de Moura, Maria de Lourdes, Marcos Aurélio Rabelo, Melo Jaborandi, Monteiro de Moraes, Otoni Cardoso, Waldo Pessoa.

Fortaleza bate recorde em vacinação

Em um único dia, a Prefeitura de Fortaleza vacinou 16.326 idosos contra a Covid-19 . A marca é resultado do empenho do Executivo Municipal, que durante o dia de ontem, feriado da Data Magna do Ceará (25), abriu 43 postos de saúde e 8 centros de vacinação para receber idosos da segunda fase do plano de imunização.

Uma das beneficiadas neste dia foi a aposentada de 71 anos, Lucimeire Cardoso, que não mediu esforços para entrar na estatística de vacinação A chamada veio às 10h da manhã e uma hora depois ela já estava no posto Dr. Antônio Ciríaco na Parangaba, local marcado para a imunização. “O dia tão esperado chegou. A minha esperança é que todos tenham acesso a essa vacina para que possamos voltar a ter uma vida com mais tranquilidade”, disse Lucimeire.

No Ceará

Profissionais de saúde de todo o estado do Ceará seguem na corrida para que as vacinas cheguem para a maior quantidade de pessoas possíveis. Não é à toa que o Ceará é o segundo do país em percentual de doses usadas. Dados divulgados nesta sexta-feira, 26, pelo Consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde, mostram que o estado aplicou 81,31% das doses recebidas, perdendo apenas para o estado de São Paulo com 89,89%. Até o momento, os municípios cearenses aplicaram 806.881 doses.

Novo lote de vacinas

Foto: Gov. do Ceará

Chegaram nesta sexta-feira, 26, no Ceará, mais 158.100 mil doses de vacinas. Esse é o décimo primeiro lote de imunizante contra a Covid-19, sendo mais de 124 mil doses da farmacêutica chinesa (Coronavac) em parceria com o Butantan e outras 33.700 doses da Universidade Oxford (AstraZeneca). Os imunizantes serão destinados para aplicação da primeira e segunda doses em pessoas que fazem parte dos grupos prioritários do Programa Nacional de Imunização (PNI).

Vacinômetro

Com a última atualização realizada no dia 25 de março de 2021, em todo o Ceará já foram aplicadas 806.881 doses. Cerca de 602.491 pessoas já foram imunizadas com a 1ª dose e 204.390 pessoas com a 2ª dose.

Em Fortaleza, 202.345 pessoas receberam a primeira dose dos imunobiológicos disponíveis, dentre as quais, cumprindo o prazo adequado, 95.465 receberam a segunda dose.

Foto: Thiago Gaspar/PMF