Doações de leite materno têm redução durante pandemia

26/03/2021 - Rochelle Nogueira

O banco de leite contam com 17 unidades de apoio distribuídos em todo o Ceará. Em Fortaleza, 8 postos de saúde ajudam nesse suporte, além das maternidades e hospitais de referência

“Amamentação é um ato sublime de amor entre mãe e filho”. A frase reflete o elo criado pela maternidade, e que algumas vezes, é interrompido diante de um parto prematuro. Nesse momento a ação dos bancos de leite materno reforçam essa ligação dos bebês com as mães.

Mas para garantir esse suporte é necessário a doação, que devido a pandemia tem registrada uma baixa, conforme o Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA). “Neste momento, as doações vêm caindo. Pedimos que não deixem de doar. Podemos ter muito mais bebês recuperados, fortes, mas precisamos manter as doações”, alerta a pediatra e neonatologista Cláudia Darowish.

O Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), unidade de média complexidade da Secretaria de Saúde do Ceará (Sesa), do Governo do Estado, reforça que a amamentação com leite materno é um importante nutriente para os bebês que nasceram prematuramente, diminuindo o tempo longe das mães.

Como doar leite materno

No Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar, as pacientes recebem orientações antes, durante e após o parto, começando pela forma correta de amamentar, além dos cuidados com higienização e ferimentos. O hospital também ensina como fazer a retirada do leite, armazenar ou doar leite.

A ação tem o objetivo de fazer com que as mães se sintam mais seguras para seguirem amamentando mesmo após a alta, e também incentivar as doações. As pacientes recebem kits com vidros, luvas, álcool, tudo que precisam para armazenar o leite quando estiverem em casa.

O posto de coleta do HMJMA funciona das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (85) 3101-7713. A unidade disponibiliza transporte para recolher as doações.

Outros postos de coleta de leite materno

A rede municipal de Fortaleza conta com 13 espaços de coleta de leite humano: 👇

✅Posto Virgílio Távora (Regional I)

✅Posto de Saúde Rigoberto Romero (Regional II)