Proteção alimentar: alunos da Rede Municipal de Ensino começam a receber nova etapa de cestas básicas

24/03/2021 - Ana Clara Cabral

A distribuição ocorre mediante agendamento nas próprias unidades escolares. As famílias devem aguardar o contato das escolas, que informam dia e horário para a retirada do kit alimentar

As ações de proteção alimentar seguem beneficiando os alunos da Rede Municipal de Ensino de Fortaleza. As famílias começaram a receber os kits alimentação, medida que tem como objetivo auxiliar os estudantes no período de suspensão das aulas presenciais.

Ao todo serão 237,5 mil beneficiários com as cestas básicas. Segundo a Prefeitura, o benefício é individual e assegurado para todos os alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), incluindo creches conveniadas.

Na manhã desta quarta-feira (24), o prefeito Sarto Nogueira acompanhou as entregas no Centro de Educação Infantil Vila do Mar, na Barra do Ceará, e reforçou: “se a mãe tiver 2 ou 3 filhos matriculados na escola, ela vai receber 2 ou 3 kits. Esta é uma maneira da Prefeitura garantir a proteção alimentar dos alunos”. Ele aproveitou a ocasião para confirmar a liberação do valor de 100 reais a partir de sexta-feira do cartão Missão Infância para 6 mil crianças de até 2 anos e 11 meses já cadastradas.

O kit alimentação é entregue por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME) e contém 10 itens, entre carboidratos, proteínas, vitaminas e minerais: uma bandeja com 12 ovos, 1kg de açúcar, 2 kg de arroz branco, um pacote de macarrão espaguete, um pacote de biscoito, 1kg de feijão, uma garrafa de óleo de soja, 1 kg de sal, 1 kg de farinha de mandioca e um pacote de farinha de milho. Ao todo, representa mais 2.300 toneladas de alimentos

A distribuição ocorre mediante agendamento nas próprias unidades escolares. As famílias devem aguardar o contato das escolas, que informam dia e horário para a retirada. O processo é feito seguindo todas as recomendações sanitárias de prevenção ao coronavírus.

Para a aquisição dos kits nesta etapa foram utilizados recursos municipais (R$ 5.665.725,32) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE (R$ 3.399.993,21), com investimento total de R$ 9.065.718,53.

Foto: Prefeitura de Fortaleza