Avança na Câmara projeto que concede Medalha Dr. Periguary ao Dr. Cabeto pelos serviços prestados à Saúde

23/03/2021 - Ana Clara Cabral

A iniciativa é do presidente da CMFor, que destaca a gestão do secretário da Saúde do Ceará no enfrentamento à pandemia da Covid-19.

Dr. Cabeto - Foto: Nívia Uchôa

A iniciativa é do presidente da Casa, vereador Antônio Henrique (PDT), através do requerimento nº 1770/21. A matéria recebeu apoio, foi subscrita por diversos vereadores e aguarda apreciação das comissões para em seguida ser votada em plenário.

Segundo Antônio Henrique, “Cabeto é um profissional reconhecido na área da medicina aqui no Ceará, que tem feito um excelente trabalho à frente da Secretaria da Saúde em um momento tão delicado como esse. Como principal autoridade da saúde no Estado, o Ceará tem um profissional responsável, humano e alinhado aos preceitos da ciência”.

“Nosso estado tem se antecipado a muitas decisões importantes no controle da doença desde a primeira onda e tem avançado na vacinação da população. Todas essas medidas foram tomadas pelo governador Camilo Santana sob a orientação do Dr. Cabeto. Ele merece ser reconhecido pelo Legislativo Municipal por esse trabalho incansável contra essa doença que tanto nos preocupa”, afirma o parlamentar.

Saiba quem é Dr. Cabeto:

Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho, é graduado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e doutor em Cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP). Professor-associado da UFC, tem experiência na área da medicina, com ênfase em Cardiologia, atuando principalmente nas áreas de sistema nervoso autônomo, sistema cardiopulmonar e doença de Chagas.

Um dos associados fundadores do Instituto de Ciências Médicas que iniciou em 2016 o projeto Clássicos na Lagoa, que leva música clássica para as margens da lagoa do Porangabussu em uma perspectiva de estimular a fruição artística como elemento de qualidade de vida.

Foi diretor médico do Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC) e coordena o grupo de implantação do Distrito de Inovação em Saúde de Porangabussu. Em seu primeiro ano de gestão, estabeleceu novos critérios para preenchimento dos cargos nos consórcios de saúde no Estado, a fim de garantir qualificação dos escolhidos e critérios técnicos.

Atualmente, é secretário da Saúde do Estado do Ceará e principal porta-voz do Governo no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

MedalhaDr. Periguary de Medeiros

Criada em 1998, a Medalha Dr. Periguary de Medeiros reconhece, no âmbito da Câmara Municipal de Fortaleza, personalidades que se destacam por sua atuação na área da saúde. A expectativa é que os vereadores apreciem nas próximas sessões o requerimento nº 1770/2021, de autoria de Antônio Henrique (PDT), e aprovem a homenagem ainda este mês.

Foto: Nívia Uchôa/Gov. do Ceará