Idosos da segunda fase começam a ser vacinados; saiba como se cadastrar

22/03/2021 - Adriana Albuquerque

A segunda fase atenderá mais de 255 mil pessoas na faixa etária de 60 a 74 anos. Segundo a plataforma do Governo do Estado já estão cadastradas 7.954 pessoas com 74 anos. O cadastro é fácil e rápido, confira o passo a passo

A Campanha de imunização contra Covid-19 entra na Fase 2 no Ceará. Nesta segunda-feira, 22, a população com 74 anos começou a receber a primeira dose da vacina. Em Fortaleza, os idosos cadastrados no Saúde Digital, contam com oitos postos de vacinação. Confira os agendamentos de hoje, clique aqui.

Nesta fase o público prioritário é a população de 60 a 74 anos, que devem realizar seu cadastro na plataforma Saúde Digital , da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa). Com a confirmação do cadastro por e-mail ou por telefone (0800 275 1475), a Prefeitura realizará o agendamento para aplicação da vacina.

Você ainda não fez o seu cadastro? Veja como é fácil e rápido

• Etapa 1 – Para realizar o cadastro basta ter em mãos o CPF e a identidade para preencher a tela dos dados pessoais (CPF, nome, nome da mãe, data de nascimento, telefone para contato, sexo, raça/cor e informações profissionais), itens obrigatórios para seguir para a próxima etapa.
  • Etapa 2 – Nesta tela você deve informar as suas condições de saúde e se faz parte dos grupos prioritários. Clique aqui e saiba quais os grupos prioritários.
  • Etapa 3 – Seguindo para os dados residenciais. No caso do acamado é importante preencher corretamente os dados para a vacinação em domicílio.
  • Etapa 4 – Para concluir o cadastrado a pessoa deve criar uma senha e informar um e-mail para a confirmação do cadastro. Nesta etapa você também deve declarar responsabilidade sobre os dados informados. Após o processo você receberá um e-mail da Secretaria de Saúde e deve clicar nele para confirmar.

Clique aqui e acesse o Saúde Digital.

Idosos acamados, como deve ser realizado o cadastro?

No caso da vacina em domicílio, durante o cadastro dos idosos acamados ou com mobilidade reduzida, após o preenchimento das informações básicas de identificação é necessário dizer que está acamado. Com a sinalização, a Prefeitura realizará o agendamento para aplicação da vacina de forma domiciliar.

Como vou saber se a minha vacina está agendada?

Com a confirmação do seu cadastro basta esperar uma comunicação da Prefeitura. O agendamento será enviado, via e-mail e WhatsApp, com as orientações sobre data, horário e local onde o idoso deve comparecer. Para as pessoas que têm acesso a internet, é possível acessar a lista dos idosos que serão vacinados no site coronavirus.fortaleza.ce.gov.br. Vale ressaltar que cada local de vacinação tem uma lista específica de atendimento.

A vacinação nesta segunda fase será de forma escalonada e conforme a disponibilidade das doses. Com isso, o primeiro público atendido será os idosos com 74 anos. O Governo do Estado anunciou um calendário prévio para a Fase 2:

• 72 a 74 anos: 20/03 a 27/03
  • 70 a 71 anos: 28/03 a 03/04
  • 67 a 69 anos: 04/04 a 10/04
  • 64 a 66 anos: 11/04 a 17/04
  • 60 a 63 anos: 18/04 a 24/04

No ato da vacinação, será necessário apresentar documento original com foto, CPF e comprovante de endereço.

Assistência no cadastramento

Como já vem acontecendo desde a primeira fase, as equipes da Estratégia da Saúde da Família (ESF), em visitas realizadas pelos agentes comunitários de saúde e nos atendimentos nos postos de saúde, vêm orientando sobre o cadastramento para a vacinação e auxiliando na busca ativa dos idosos para o agendamento da vacina.

Locais de vacinação

Drive-thru e pontos de acolhimento para vacinação, para atender tanto os idosos que dispõem de carro como os que utilizam outros meios de transporte:
– Arena Castelão
– Centro de Eventos
– Shopping RioMar Fortaleza
– Shopping RioMar Kennedy

Salas de acolhimento para vacinação:
– Cuca Barra do Ceará
– Cuca Jangurussu
– Cuca José Walter
– Cuca Mondubim

Saúde Digital – Cadastro Estadual de Vacinação contra a Covid-19
(Segunda fase da vacinação – idosos entre 60 e 74 anos)

Dúvidas sobre cadastro: 0800 275 1475.

Foto: Marcos Moura/Prefeitura de Fortaleza