Proteção social: Prefeitura distribui 1.700 refeições por dia para população em situação de rua

18/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

A distribuição ocorre nas três unidades de Higiene Cidadã, no Refeitório Social e nas duas pousadas sociais.

Centro POP

As políticas de assistência têm garantido o auxílio do poder público a população em situação de vulnerabilidade social. A Prefeitura de Fortaleza vem realizando a distribuição de alimentos para população em situação de rua por meio do Refeitório Social, nas unidades de Higiene Cidadã e nas pousadas sociais.

Segundo a gestão municipal, a previsão é que nos próximos quatro meses, sejam distribuídas, diariamente, mil quentinhas e 700 sopas nos equipamentos destinados a esse público. Conforme a Prefeitura, o cardápio é balanceado, de modo a suprir as necessidades energéticas e nutricionais de maneira adequada em quantidade e qualidade.

A ação faz parte do pacote de ações de proteção social lançado pelo prefeito Sarto Nogueira. O programa é coordenado pela Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS). A distribuição ocorre às 11 horas, no caso das quentinhas, e às 16h, com as sopas, nas três unidades de Higiene Cidadã, que estão localizadas nos bairros Praia de Iracema e Centro e Parangaba, no Refeitório Social e nas duas pousadas sociais, localizados no Centro da cidade.

O objetivo da iniciativa, conforme a coordenadora de Segurança Alimentar e Nutricional da SDHDS, Silvia Figueiredo, é garantir a segurança alimentar e nutricional das pessoas que vivem em situação de rua, principalmente neste período de pandemia. “Levamos em conta a Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, que tem como base a promoção do acesso universal à alimentação adequada e saudável, dando prioridade para as famílias e pessoas em situação de maior vulnerabilidade”, ressalta.

A distribuição das quantidades por local está definida de acordo com a média de pessoas atendidas em cada unidade.

Confira abaixo:

Refeitório Social (segunda a sexta-feira) 400 quentinhas e 200 sopas

Espaço Higiene Cidadã Parangaba (segunda-feira a sábado) 200 quentinhas e 100 sopas

Espaço de Higiene Cidadã Praia de Iracema (segunda-feira a sábado) 200 quentinhas e 100 sopas

Espaço Higiene Cidadão Dom Manuel (segunda-feira a sábado) 200 quentinhas e 100 sopas

Pousada Social 1 (segunda-feira a domingo) 100 sopas

Pousada Social 2 (segunda-feira a domingo) 100 sopas