Capital já conta com quase 3 mil leitos para pacientes de Covid-19

18/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Os leitos integram a rede de saúde municipal, estadual e federal. No atendimento de casos leves, Fortaleza conta com 116 postos de saúde

As redes públicas de saúde em Fortaleza contam hoje com um total de 2.899 leitos exclusivos para pacientes com Covid-19, sendo 809 leitos de UTI e 2.090 de enfermaria. O número de unidades aumenta diariamente, reflexo do esforço das gestões municipal e estadual na abertura de mais vagas diante do crescimento de casos da doença, que tem se apresentado com maior gravidade e letalidade.

Rede estadual

Segundo a Secretaria da Saúde do Ceará, atualmente toda a rede pública do Estado conta com 3.828 leitos exclusivos para atender pacientes com Covid-19, sendo 1.144 leitos de UTI e outros 2.684 de enfermaria. Em Fortaleza, são 1.425 leitos de enfermaria e 683 UTI. Conforme a Sesa, a rede chegou a contar em junho de 2020 com 2.951 leitos para o atendimento exclusivo de pacientes diagnosticados com coronavírus. Destes, 911 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 2.040, de enfermaria.

Em recente entrega de leitos, o governador Camilo Santana observou que apesar do esforço coletivo para entregar novos leitos, existe um limite na ampliação. “Já são mais de 3.800 unidades exclusivas em toda a rede estadual, mas tem um limite, até porque as equipes médicas, de profissionais, muitas vezes estão exaustos, se dedicando 24 horas a essa pandemia. Por isso, a importância das medidas preventivas, do uso da máscara, evitar aglomerações e o isolamento social,” observou.

Rede de Atenção em Fortaleza

Na Capital, local que concentra o maior número de casos e óbitos, o prefeito Sarto Nogueira também tem ampliado o número de leitos a cada semana. A mais recente entrega foi Instituto Dr. José Frota (IJF2), equipando 50 novos leitos de Covid-19. Agora, com a expansão, o equipamento passa a disponibilizar 180 vagas unicamente destinadas à internação de pacientes acometidos pela doença.

Diante dos dados epidemiológicos, marcados pelo aumento do número de internações em virtude da Covid-19, a Prefeitura de Fortaleza segue ampliando a capacidade assistencial dos equipamentos de saúde do Município. “Ao longo deste segundo pico da pandemia, já entregamos 809 leitos exclusivos para o tratamento da Covid-19, incluindo vagas de enfermaria, de terapia intensiva e de observação. No primeiro pico, o total de leitos oferecidos chegou a 791. Portanto, hoje, ultrapassamos a ampliação assistencial realizada em 2020”, ressaltou.

Em gradativa implantação, a estrutura paralela deverá atingir, em breve, 1.038 leitos exclusivos para o tratamento da doença. “Estamos realizando a implantação de forma estratégica”, assegurou.

Nas unidades municipais os leitos estão distribuídos em cinco Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), com 170; no Instituto Dr. José Frota (IJF), com 180 vagas; no Frotinha de Messejana, com 63; no Gonzaguinha do José Walter, com 30; e no Hospital da Mulher, com 127. Já as vagas de internação contratualizadas estão divididas em unidades estaduais e federais, como o Hospital Universitário Walter Cantídio, com 88 leitos; o Hospital Fernandes Távora, com 91; e a Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai), com 60 vagas para tratamento infantil.

Postos de Saúde – No atendimento de casos leves de síndromes gripais, a Prefeitura de Fortaleza conta com 116 postos de saúde de Fortaleza, funcionando de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h. As unidade contam com oxímetro, para auxiliar no diagnóstico precoce de comprometimento pulmonar do paciente, assim como suporte laboratorial e farmacêutico, cumprindo o protocolo vigente.

Internações – Os pacientes com indicação para internação, seja em leitos de observação, enfermaria, cuidados respiratórios de alta complexidade ou UTI, são regulados, por meio da Central de Regulação de Leitos do Município, para uma das unidades referência no atendimento de pacientes com Covid-19.

Hospital Universitário

Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, formado pelo Hospital Universitário Walter Cantídio e pela Maternidade-Escola Assis Chateaubriand, conta com 101 leitos exclusivos para tratamento de Covid-19, sendo 81 de enfermaria e 20 de UTI. A unidade também integra a rede contratualizada pela Prefeitura de Fortaleza no fortalecimento do combate à pandemia.

O número de leito na unidade representa um crescimento de 494% da oferta total em relação ao anúncio dos primeiros 17 leitos – 11 de enfermaria e 6 de UTI –, feito pelo CH-UFC ainda em 20 de abril do ano passado.

Com o objetivo de ajudar a compor as equipes, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), estatal ligada ao Ministério da Educação (MEC), reabriu as inscrições para a contratação temporária de profissionais. São três processos seletivos emergenciais (PSEs) com inscrições abertas, via internet, até a próxima sexta-feira (19). Mais informações, no site do CH-UFC: http://ch-ufc.ebserh.gov.br/.

Apesar da ampliação dos leitos, o IntegraSUS indica nesta quinta-feira (18) que 226 pacientes estão aguardando vagas na rede hospitalar, sendo 168 por UTI e 58 enfermaria.

Foto: Marília Quinderé