Capacete Elmo segue auxiliando no tratamento contra a Covid-19

17/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Elmo reduz em até 60% a necessidade de intubação de pacientes em UTIs

A utilização do capacete Elmo, resultado da inovação tecnológica genuinamente cearense, vem reduzindo em até 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na rede pública de saúde, segundo a Sesa. A enfermeira Sylvania Grangeiro, que atua na unidade Semi-Intensiva do Hospital São José, relata os benefícios que o equipamento trouxe para auxiliar no tratamento dos pacientes e para o trabalho da equipe multiprofissional.

A profissional destaca que pelo motivo do aparelho ofertar um tratamento não invasivo , a resposta vem sendo positiva. “O Elmo vem reduzindo a necessidade de intubação. O bom é que os pacientes utilizam o equipamento estando conscientes , sendo possível se alimentar com dieta liquida ou pastosa através de canudo normalmente. Um dos problemas identificados são aqueles pacientes que sofrem de claustrofobia ou ansiedade moderada que dificulta o uso do ELMO. De uma forma geral veio a somar e está sendo positivo”, explicou.

O Elmo é um dispositivo para suporte à respiração em caso de insuficiência respiratória hipoxemica. É capaz de melhorar a troca gasosa pulmonar, a oxigenação e a dispneia, potencialmente evitando a necessidade de intubação e de uso de ventiladores mecânicos de UTI com conforto e menor risco de contaminação de profissionais de saúde.

Até o momento já foram doados para a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) através do comprometimento social da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), e Esmaltec, empresa que fabrica o aparelho, 1.062 unidades do capacete Elmo para distribuição na rede pública de saúde de todo o Estado.

Como forma de contrapartida pelas doações, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) já treinou nos últimos três meses mais de 650 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e engenheiros clínicos para uso do dispositivo.

Os treinamentos ocorrem no Centro de Simulação Realística da ESP/CE, e através de treinamentos itinerantes já realizados nas cidades de Manaus, no Amazonas, Juazeiro do Norte e Sobral. O treinamento possibilita que os profissionais desenvolvam competências técnica e educacional para manejo adequado do aparelho e para que se tornem multiplicadores do aprendizado aos demais profissionais que atuam na linha de frente do combate à Covid-19.

A Sesa ainda informa que do total recebido, mais de 800 unidades já foram distribuídas no Ceará neste ano. Já a pedido de governos estaduais, 65 Elmos foram repassados em caráter solidário para hospitais do Amazonas e 40, para unidades hospitalares do Maranhão.

Segundo os idealizadores do equipamento, uma das vantagens da produção do capacete Elmo é o baixo custo, que garante facilidade de produção em larga escala. Enquanto uma máquina de ventilação mecânica custa em média 70 mil reais, o capacete respirador sai a um custo de cerca de 300 reais, a unidade.

O Elmo é fruto da força-tarefa composta pelo Governo do Ceará, Sesa, Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) e Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), além da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/Ceará), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade de Fortaleza (Unifor), Esmaltec e Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH).

Capacete Elmo isento de ICMS

No último dia 26 de fevereiro, após articulação da Secretaria da Fazenda, o Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz), foi aprovado, por unanimidade, a proposta do Governo do Ceará para isentar de imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) o capacete de respiração assistida Elmo.

Com a medida todas as operações de aquisição interna (dentro do próprio estado) e interestadual, incluindo o transporte do produto e suas peças ficaram isentas do imposto. A medida é válida para todas as unidades da Federação.

Informações: Sesa e Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE) Foto: Divulgação Sesa