Taxa de internação de idosos acima de 70 anos vacinados cai em 46%

15/03/2021 - Rochelle Nogueira

Os não vacinados têm um risco 1,85 vezes maior de serem internados se comparado aos vacinados, com intervalo de confiança significativo de 95%

Idoso vacina - Foto: Thiara Montefusco/Gov. Ceará

Aos 77 anos de idade, Carlos Alberto Pinheiro se viu diante de uma pandemia. Entrar para o livro de história, ser personagem deste período em que o mundo vem atravessando e que será registrado para as gerações futuras, causou angústia principalmente quando os casos de maior mortalidade eram de sua faixa etária. Mesmo diante de um cenário no Brasil com a vacina chegando em número inferior a população de cada região, não perdeu a esperança de ser contemplado no processo de imunização.

Foto de arquivo pessoal.

“No dia 01 de março, data em que estava agendada minha vacina, não compareci por falta de informação. Soube no mesmo dia, mas após o horário agendado para mim que estava contemplado na listagem. Dois dias depois fui até um dos postos de drive-thru disponibilizado aos faltosos e fui imunizado”, disse o aposentado contando da alegria em ver a mãe de 97 anos também vacinada contra a Covid-19 em domicílio.

O resultado da imunização deste público já vem surtindo efeito. De acordo com uma análise preliminar da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria de Vigilância e Regulação (Sevir), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC), pessoas a partir de 70 anos que foram vacinadas têm taxa de internação 46% menor que a de não vacinados.

A pesquisa foi utilizada na população a partir de 70 anos. Vale ressaltar que, no Ceará, a maior parcela dos idosos vacinados tem 75 anos ou mais. O público incluído com a faixa etária de 70 e 74 anos, vacinados na primeira fase, são os institucionalizados ou profissionais de saúde.

O resultado é baseado em dados de solicitações de leitos para Covid-19 na Central de Leitos do Estado e do banco do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI). A pesquisa mediu a taxa de incidência de internação entre os vacinados no público acima de 70 anos, sendo de 4,68 por 1.000 pessoas imunizadas e entre os não vacinados foi de 8,67 para cada 1.000 pessoas não vacinadas.

Segundo o secretário de Saúde do Estado do Ceará, Dr. Cabeto, conforme apontou a análise, os não vacinados têm um risco 1,85 vezes maior de serem internados se comparado aos vacinados, com intervalo de confiança significativo de 95%.

“O risco daqueles que se vacinaram é muito menor, são menos complicações graves. Isso mostra a importância da vacinação e da população aderir à imunização”, afirma o secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues Sobrinho (Dr. Cabeto).

Para a análise, foi estimada uma população de pessoas a partir de 70 anos no Ceará de 524.922 pessoas. Os dados são do DATASUS, do Ministério da Saúde. Do total, estima-se que 85% estão suscetíveis a uma primeira infecção pelo coronavírus.

Informações: Governo do Estado do Ceará

Foto: Thiara Montefusco/Gov. do Ceará