Donos de animais de estimação devem manter os cuidados contra a Covid-19

15/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Autoridades de saúde reforçam que a transmissão entre humanos continua sendo o principal fator de contaminação da doença

Neste mês de março completa um ano do aparecimento do primeiro caso da Covid-19 em solo cearense. De lá pra cá, muitas respostas sobre o novo vírus já foram respondidas, mas ainda existem alguns pontos que despertam incertezas. Uma delas é a possível transmissão do novo coronavírus por cães e gatos para seus donos.

A boa notícia para os donos de pets, é que ainda não foram encontradas evidências científicas suficientes de que animais de estimação possam transmitir o vírus aos humanos, dados esses reconhecidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Mesmo assim, a entidade orienta não abrir mão das medidas de higiene sanitária e proteção individual na hora de lidar com os animais.

Segundo a médica veterinária, Helena Rocha, os estudos científicos até agora comprovam que os pets não transmitem o vírus para humanos. “Esse vírus tem feito a gente quebrar a cabeça. Até o momento, sabe-se que os pets não passam pra gente, porém, não custa ter os devidos cuidados. Os tutores quando testarem positivos devem manter os mesmos cuidados de higiene, como usar máscaras e higienizar as mãos antes de pegar no animal , explicou.

>> Pessoas confirmadas com Covid-19 devem reforçar cuidados com pets, diz especialista

COVID-19: orientações básicas com seu pet

  • Lavar as mãos antes e depois de andar com os animais, e depois de manusear alimentos ou suprimentos;
  • Higienizar seu pet depois de andar na rua (lembrando que os passeios devem ser curtos e apenas para atender as necessidades fisiológicas do animal);
  • Evitar beijar, lamber ou compartilhar alimentos;
  • Pessoas infectadas com a COVID-19 devem se manter isoladas do pet.

Informações: Organização Mundial de Saúde