Cadastro para vacinação contra Covid-19 no Saúde digital ocorre até o dia 27 de março

15/03/2021 - Rochelle Nogueira

O cadastro ficará armazenado no banco de dados da plataforma saúde digital, com o objetivo de facilitar a vacinação no Ceará

Cearenses incluídos nos grupos prioritários de vacinação, assim como os cidadãos maiores de 18 anos, têm até o dia 27 de março para realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital. O sistema estadual visa compactar os dados com a finalidade de viabilizar estratégias de logística de vacinação com a chegada de imunizantes necessários para conter a pandemia da Covid-19 no estado.

Como realizar o cadastro:

Ao acessar o sistema 💻👉 (https://digital.saude.ce.gov.br/) é necessário clicar no banner contendo: CADASTRAMENTO DE VACINAÇÃO para a realização do registro. Na tela seguinte é necessário clicar em AINDA NÃO TENHO CADASTRO e uma terceira tela abrirá para o preenchimento do formulário.

É necessário para o preenchimento uma série de informações, como:

• Dados pessoais: nome completo; data de nascimento; sexo; área de trabalho; condições maternas; documentação (CPF), localidade, endereço, nome da mãe, data de nascimento.
  • Endereço: cep; rua; número; complemento; município.
  • Informações complementares: se o indivíduo tem deficiência permanente (sim/não); se é institucionalizado (sim/não); se é acamado (sim/não); se pertence a algum grupo prioritário (não se aplica/pessoas em situação de rua/pessoas com comorbidade); teve covid recentemente (sim/não); faz uso de imunoglobulina humana (sim/não); paciente oncológico, transplantado e demais pacientes imunossuprimidos (sim/não) e povos e comunidades tradicionais (não se aplica/povos indígenas vivendo em terras indígenas/povos e comunidades tradicionais ribeirinhas/povos e comunidades tradicionais quilombolas.

Vale ressaltar que após a finalização do colhimento dos dados os indivíduos declaram estar cientes de que é plenamente responsável pelas informações prestadas, pois no ato da vacinação será necessário sua comprovação. As informações inverídicas no formulário estarão sujeitas às sanções cabíveis, de natureza cível, administrativa e criminal.

Importante reforçar que as pessoas incluídas na primeira fase de vacinação que realizaram o cadastro no sistema da Prefeitura de Fortaleza (vacine já), e que ainda não foram vacinadas, precisam refazer o registro no portal do Governo do Estado – Saúde digital.

Vacinação

No Ceará, 559.890 pessoas já foram imunizadas. Dessas, 398.043 receberam a primeira dose da vacina e 161.847 pessoas já receberam as duas doses. Os dados foram colhidos do site da Secretaria de Saúde do Estado com a última atualização ocorrendo em 12.03.21.

Em Fortaleza, 158.326 pessoas pertencentes aos grupos prioritários receberam a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus, dentre as quais 82.056 foram contempladas com a segunda dose, obedecendo ao aprazamento adequado.

Grupos prioritários de vacinação

De acordo o Programa Nacional de Imunização do Ministério da Saúde a vacinação deve ocorrer de forma prioritária aos indivíduos com maior probabilidade de agravamento caso seja acometido pela doença. Veja a ordem prioritária de vacinação:

FASE 1

• População indígena aldeada
• Idosos a partir de 60 anos institucionalizados
• Trabalhadores de Saúde
• Pessoas com deficiência institucionalizadas
• Idosos a partir de 75 anos
Total: 620.229 pessoas

FASE 2:

• Povos e comunidades tradicionais quilombolas
• Idosos a partir de 60 anos
Total: 871.669 pessoas

FASE 3:

• Pessoas com deficiência permanente grave
• Pessoas com morbidades (diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal, doenças cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer, obesidade grave (IMC>40)
Total: 1.033.709 pessoas

FASE 4:

• População privada de liberdade
• Funcionários do sistema de privação de liberdade
• Forças de segurança e salvamento
• Forças Armadas
• Trabalhadores de Educação do Ensino Básico
• Trabalhadores de Educação do Ensino Superior
• Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros
• Trabalhadores de transporte metroviário e ferroviário
• Trabalhadores de transporte aéreo
• Trabalhadores de transporte aquaviário
• Caminhoneiros
• Trabalhadores industriais
Total: 1.280.276 pessoas

Tira-dúvidas da vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de Fortaleza disponibiliza o telefone 156 para que a população tire suas dúvidas em relação a vacina ou realize mudança na modalidade de vacinação. Disponibiliza também a plataforma (https://coronavirus.fortaleza.ce.gov.br) com as listagens diárias contendo a informação de data e horário de vacina do grupo prioritário.

A Secretaria da Saúde do Ceará disponibiliza o número 0800 275 1475 para esclarecer dúvidas da população sobre o Cadastro de Vacinação. O objetivo deste canal de comunicação é responder perguntas frequentes relacionadas ao cadastramento para imunização contra Covid-19, que pode ser realizado na plataforma Saúde Digital.