População conta com seis postos de saúde durante o final de semana

12/03/2021 - Rochelle Nogueira

Nos últimos dois finais de semana foram atendidos 1.039 pessoas apresentando sintomas de síndrome gripal leve

Durante este final de semana, 13 e 14 de março, seis postos de saúde de Fortaleza estarão abertos para atender à população com síndrome gripal leve, ação que também reforça as medidas de enfrentamento da pandemia de Covid-19. O serviço estará disponível de 8 à 17h prestando assistência em postos específicos direcionados as regionais da cidade.

Onde buscar atendimento

• Posto de Saúde Guiomar Arruda – Rua Gal Costa Matos, 6 – Pirambu;
  • Posto de Saúde Rigoberto Romero – Av. das Graviolas, 195 – Cidade 2000;
  • Posto de Saúde Licínio Nunes – Rua 06, s/n – Quintino Cunha;
  • Posto de Saúde Ocelo Pinheiro – Rua Elcias Lopes, 517 – Itaoca;
  • Posto de Saúde Maciel de Brito – Av. A, s/n – 1ª etapa – Conjunto Ceará;
  • Posto de Saúde Luís Franklin – Rua Alexandre Vieira, s/n – Coaçu.

“Esses postos funcionam com equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) para atender à demanda da população com síndromes gripais leves ou resfriados. Se for necessário, o paciente sairá com seu medicamento, pois a farmácia estará funcionando, teremos laboratório de análise clínica para exames, tudo para melhor atender e ampliar esse serviço à população”, declarou a coordenadora das Regionais de Saúde de Fortaleza, Fabiana Sales.

Os postos de saúde de Fortaleza contam com oxímetros, aparelhos que medem a saturação de oxigênio no sangue e indicam quando esses níveis de oxigenação estão em baixa. As unidades também existem suportes de oxigênio, aparato necessário caso o paciente esteja com a Covid-19.

Durante dois finais de semanas, fevereiro (27 e 28/02) e março (06 e 07/03), as seis unidades de saúde básicas funcionaram de portas abertas à população. Nesse período de acolhimento, 1.039 pessoas buscaram atendimento e apresentaram sintomas de síndrome gripal leve.

Foto: Prefeitura de Fortaleza