Covid-19: cearenses contam com mais de 3.600 leitos exclusivos no enfrentamento da pandemia

12/03/2021 - Rochelle Nogueira

Os casos gripais leves são tratados nas unidades básicas de saúde e de complexidade moderada nas Unidades de Pronto Atendimento

O aumento dos casos com a transmissão comunitária tanto da Sars-Cov-2 e da variante P1, tem impactado diretamente nos índices de internações por complicações de pacientes com Covid-19. Atuando fortemente na linha de frente, o Governo do Estado e Prefeitura de Fortaleza têm ampliado a rede hospitalar, equipando unidades de saúde para o atendimento exclusivo de paciente com coronavírus.

“Até o momento, temos em todas as regiões do Ceará mais de 3.600 leitos exclusivos para atender pacientes com coronavírus. Vamos continuar ampliando para acolher e atender da melhor forma possível os cearenses. Mas, por conta do aumento do número de casos, os leitos são ocupados de forma muito rápida. Por isso, as medidas de isolamento social são fundamentais para frear esse crescimento. Essa é a única forma de evitarmos um cenário ainda mais grave”, destacou o governador Camilo Santana nas redes sociais.

Em Fortaleza, por exemplo, estão sendo disponibilizados atualmente 644 leitos distribuídos em unidades municipais e contratualizados. Nesta semana o Hospital Gonzaguinha do José Walter e o Frotinha de Messejana passaram a integrar a rede de atenção no combate à pandemia.

Em relação aos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e de cuidados respiratórios de alta complexidade, o Município dispõe de 111 unidades. Nesta rede a população conta a atuação do Instituto José Frota (IJF) e o Hospital da Mulher Dra. Zilda Arns.

As Unidades de Pronto Atendimento – UPAs, que já vinham realizando o atendimento de pacientes com complicações do coronavírus, também receberam um suporte com a implantação de anexos, somando mais 170 leitos.

Vale enfatizar que a distribuição dos leitos ocorre via sistema de regulação da rede municipal de saúde. Para casos gripais leves, os pacientes devem buscar atendimento em um dos 116 postos de saúde da cidade. Aos finais de semana a Prefeitura também tem garantido um posto de saúde em cada regional.

Ampliação de leitos no Estado do Ceará

Com a entrega nesta quinta-feira, 11, de mais 37 leitos de enfermaria no Hospital Geral Waldemar de Alcântara, a rede de saúde do Governo do Ceará já ultrapassou o total de 3.600 leitos para atendimento exclusivo de pacientes com Covid-19, entre UTIs e enfermarias.

Segundo declarou o governador Camilo Santana (PT), em pouco mais de um mês o estado já dispõe de 3.600 leitos com o objetivo de atender pacientes com Covid-19. “Algo que acredito ser inédito, e é importante lembrar, em sua imensa maioria custeados pelo tesouro do Governo do Ceará, e que ficarão de legado de forma permanente nas nossas unidades de saúde”, destacou o governante.

Rede de atenção hospitalar em Fortaleza

HOSPITAISUTIENFERMARIAS
CASA DE SAUDE E MATERNIDADE SAO RAIMUNDO837