Sarto anuncia pacote de medidas que beneficiará 392 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social devido a pandemia

11/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

As medidas, segundo o prefeito, terão um impacto econômico principalmente para a população periférica

O prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira, anunciou na tarde desta quinta-feira (11), pelas redes sociais, um pacote de medidas de impacto financeiro, de proteção social, proteção alimentar e renda mínima, com custo total de R$ 31 milhões, que beneficiará diretamente 392 mil fortalezenses. “Essas medidas terão um impacto econômico principalmente para a população periférica. Além disso, estamos combatendo diretamente a Covid-19, com a criação de leitos na nossa rede de saúde e vacinando a população quando os imunizantes são disponibilizados. Fortaleza é considerada a capital mais célere na vacinação. Também estamos fazendo nossa parte e fiscalizando as medidas do decreto de isolamento social”, disse.

O primeiro programa anunciado é o auxílio emergencial de R$ 100,00, por 2 meses, para empreendedores cadastrados no município (feirantes, ambulantes, artesões, e os empreendedores cadastrados nos projetos Meu Carrinho Empreendedor, Mulher Empreendedora e Meu Bairro Empreendedor). Um total de 5.500 pessoas.

O segundo programa é o que entregará cestas básicas a 33.496 taxistas, mototaxistas, motoristas de aplicativos, transporte escolar, além de carroceiros e catadores de recicláveis.

“A outra medida é aumentar o valor do cartão infância. Hoje são 6 mil beneficiários que recebem o valor de R$ 50,00 vamos dobrar para R$ 100,00, por beneficiado, e a Prefeitura terá um custo de quase 2 milhões por três meses”.

Cultura

Para área cultural, Sarto anunciou o auxilio emergencial, por dois meses, no valor de R$ 100,00 que irá beneficiar diretamente 3.729 pessoas, com investimento de R$ 745.500,00.

Kits alimentar

O prefeito destacou um programa que já vem sendo realizado pela prefeitura que é a entregas de kits de alimentação para 239 mil alunos das 526 escolas da rede municipal. A primeira remessa já foi entregue e a segunda será iniciada no dia 23 de março, juntamente com o kit pedagógico. Esse programa, de acordo com o gestor, representa R$ 9 milhões por mês.

Destacou ainda uma medida que considera de extrema importância que é a entrega de cestas básicas para famílias inscritas no bolsa família e que os filhos não estão na rede municipal. “Para esse segmento vamos fazer e entrega 108 mil cestas básicas para famílias que tem renda zero por três meses ou por enquanto durar essa pandemia, com custo de R$ 11 milhões e 500 mil”.

Disse que outro programa que será incrementado é a oferta diária de mil refeições no horário do almoço e 400 sopas no jantar, com custo de quase R$ 2 milhões. “Além disso, vamos distribuir locais de higienização e dormitório para pessoas em situação de rua, com custo de R$ 1,5 milhão que está em execução, além de manutenção de abrigos com vagas para crianças, com custo de R$ 4,1 milhões. Tudo isso é para proteger e dar mais segurança as pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade social. Temos o cuidado de verificar e estudar cada situação. Sei que tem muita gente que está precisando. Estamos fazendo o possível. Nosso compromisso é com a vida, saúde, proteção e cuidado, principalmente com os que estão em situação de vulnerabilidade para estar protegido”, concluiu.

Foto: Rodrigo Carvalho/PMF