Rede de Saúde: Frotinha de Messejana oferta leitos para pacientes com Covid-19

11/03/2021 - Rochelle Nogueira

A unidade hospitalar conta com 63 leitos, sendo 50 leitos de enfermarias e 13 de cuidados respiratórios de alta complexidade. Os paciente são encaminhados por meio do sistema de regulação de leitos

Respiradores/leitos - Foto: SMS

Ampliar e equipar a rede de atenção em saúde tem sido o ponto principal na luta diária contra o Coronavírus. Com o agravamento da pandemia na cidade, a Prefeitura de Fortaleza tem ampliado o atendimento nas unidades de saúde diante da demanda do atual cenário.

O Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira, conhecido como Frotinha da Messejana, passou por uma requalificação e está ofertando à população 63 leitos para pessoas com Covid-19. A unidade hospitalar conta com 50 leitos de enfermarias e 13 de cuidados respiratórios de alta complexidade. Os pacientes com sintomas leves devem buscar atendimento nos 116 postos de saúde e os de maior gravidade nas Unidades de Pronto Atendimento – UPAS.

Os paciente serão encaminhados ao Frotinha de Messejana por meio do sistema de regulação da rede municipal de saúde. O espaço que passou por ampliação conta com equipes de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, nutrição, limpeza e toda a rede de apoio necessária para o funcionamento da unidade.

Leitos nas Unidades de Fortaleza

Vale ressaltar que Fortaleza conta atualmente com 644 leitos em unidades municipais de saúde e em hospitais contratualizados. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) municipais são 170 leitos exclusivos; no Instituto Dr. José Frota (IJF), 60 vagas; no Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha Messejana), com 63; e no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns (Hospital da Mulher), com 114 leitos.

As outras vagas estão contratualizadas em unidades estaduais e federais, como o Hospital Universitário Walter Cantídio; o Hospital Fernandes Távora e a Sociedade de Assistência e Proteção à Infância de Fortaleza (Sopai), para tratamento infantil.

Foto: Prefeitura de Fortaleza