Saúde, cultura e mercado de trabalho são destaques no Grande Expediente

03/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O Grande Expediente contou com o pronunciamento de 6 vereadores que destacaram assuntos de relevância para a população de Fortaleza

Sessão plenária Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Durante a realização do Grande Expediente da Sessão ordinária dessa quarta-feira (3), foram abordados pelos vereadores os seguintes temas: ações contra o desemprego, reforma da Previdência, investimentos na saúde, São João virtual e homenagem ao ex-deputado Raimundo Gomes de Matos

Ações contra o desemprego

Em sua fala durante o Grande Expediente, o vereador Marcelo Lemos (PSL) destacou a preocupação de seu mandato com o agravamento da onda de desemprego em Fortaleza. “Espero contribuir com a gestão para tentar criar situações e minimizar esse problema”, pontuou. Na ocasião, o vereador o destacou o projeto de indicação 126/21, de sua autoria, que cria o programa “Pró-Inclusão” para capacitar e reciclar pessoas acimas dos 35 anos no âmbito das Regionais de Fortaleza. “Nós sabemos que depois dos 35 anos fica difícil o mercado de trabalho, principalmente quando não temos uma reciclagem. Espero contar com o apoio desta Casa”, disse.

O vereador também informou que solicitou um estudo técnico, junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, para criar uma feira permanente de atendimento ao micro e pequeno empreendedor no Grande Bom Jardim. “Minha fala nesta Casa será sempre em defesa do povo, principalmente para aqueles que mais necessitam. Eu sei a dificuldade que passa uma pessoa desempregada”, finalizou.

Agradecimento especial

O vereador PP Cell (PSD) voltou a ocupar a tribuna da Câmara Municipal para fazer um breve agradecimento a todos que de forma direta ou indiretamente contribuíram para que ele pudesse chegar a ocupar uma vaga no Parlamento de Fortaleza. O vereador enalteceu a sua militância, assessores, aos moradores da Grande Messejana e em especial, a sua família que sempre acreditou e o acompanham em todos esses anos de luta. ” Venho de uma família carente, mas porém muito honrada”, disse.

O parlamentar ainda destacou o trabalho social que vem desenvolvendo na comunidade do Conjunto Palmeiras para livrar os jovens da criminalidade. Em aparte, os vereadores Eudes Bringel (PSB), Bruno Mesquita (Pros), Fábio Rubens (PSB), Kátia Rodrigues (Cidadania) e Professor Enilson (Cidadania) ressaltaram a trajetória de luta do vereador PP Cell e o parabenizaram pelas conquistas alcançadas até chegar ao parlamento municipal.

Diálogo na Reforma da Previdência

O vereador Michel Lins (Cidadania) fez uma explanação sobre o debate do prejeto que tramita na Casa, que trata sobre a reforma da Previdência. Na oportunidade, o parlamentar deixou claro sobre o seu posicionamento, evidenciando a necessidade da reforma e defendeu o diálogo entre servidores, sindicatos, Câmara e Prefeitura. ” O Parlamento serve para isso. É um local plural. Nós como vereadores estamos aqui para ouvir os servidores e tentar resolver o problema deles”, pontuou.

Michel ainda destacou o diálogo que vem sendo costurado para construir um novo formato do projeto e de alguma forma atender as demandas dos servidores. “Sou a favor da reforma da Previdência pois ela precisa acontecer, talvez não nos moldes que foi apresentada. Vocês, servidores, precisam ser ouvidos e que seja colocado na mesa seus anseios para a partir dai chegar a um consenso”, disse.

Homenagem ao médico e ex-deputado Raimundo Gomes de Matos

O vereador Pedro Matos (PROS) foi à tribuna durante o Grande Expediente agradecer a homenagem que seu pai, médico e ex-deputado Raimundo Gomes de Matos, receberá através do Requerimento nº 1277/21, de autoria do vereador Bruno Mesquita (PROS), que concede a medalha Dr. Periguary de Medeiros pelos relevantes serviços prestados à Saúde do Município.

“Falar do meu pai na política é falar de um exemplo. De uma pessoa que dedicou sua vida toda e continua dedicando para a vida pública e tem vocação para a política”, disse. Pedro citou dois grandes feitos de seu pai na Câmara Federal, que é o trabalho que realizou junto aos agentes de saúde em combate às endemias e a criação do plano de cargos e carreiras desta categoria, além da criação da Política Nacional de Prevenção à Diabetes.

São João virtual 2021

O vereador Márcio Martins (PROS) falou hoje sobre o São João virtual que acontecerá este ano, assim como em 2020, por conta da pandemia. “Não somos negacionistas, sabemos que é uma festa de contato e vamos sim respeitar todas as determinações dos nossos governantes. Mas não podemos dizer que não bate saudade. Os festejos juninos são as festas mais alegres do ano, é a festa da cor, do cheiro, da amizade”, falou.

Ainda, Márcio Martins registrou a forma cordial e atenciosa que o secretário Dr. Elpídio trata através da Secretaria de Cultura. “Nós vamos estar nos próximos dias reunidos com as principais lideranças da quadrilha junina para tratar como será o São João virtual de 2021”. Por fim, o vereador celebrou o aniversário de 24 anos da Paixão Nordestina, da Vila Manoel Sátiro: “Quadrilha linda, que faz um excelente trabalho”.

Saúde e saneamento básico na Regional V

O vereador Professor Enilson (Cidadania) usou o Grande Expediente para reforçar seu compromisso com a periferia de Fortaleza. “Hoje a regional V conta com cinco bairros, segundo nova divisão territorial. Bom Jardim, Granja Portugal, Granja Lisboa, Bom Sucesso e Siqueira, com o total de 205 mil habitantes. São alguns dos bairros mais pobres de Fortaleza e 98% da população de lá depende do Sistema Único de Saúde (SUS)”, declarou.

Ele afirmou ser necessário olhar para as unidades básicas de saúde da região. “Já tivemos grandes avanços com a gestão do Roberto Cláudio, mas ainda está aquém do que precisamos. Estou conversando muito com os secretários para que a tenhamos uma atenção especial para isso”, falou. Ainda, o vereador fala da importância de levar o saneamento básico para melhorar a saúde dos cidadãos. “Meu compromisso de mandato é desenvolver a periferia de Fortaleza”, garantiu.

Ainda no Pequeno Expediente, o vereador também ocupou a tribuna da Casa para fazer um reconhecimento à Guarda Municipal, que segundo ele, não mediu esforços para garantir a ordem no entorno da Câmara Municipal durante a manifestação dos servidores municipais. “A manifestação dos servidores é legítima, mas infelizmente tinham pessoas infiltradas que passaram do limite, da ordem, e partiram para agressão tentando invadir o Parlamento”, salientou.

Informações de Ana Clara Cabral

Foto: Érika Fonseca