Criação do Bolsa Esporte em Fortaleza, novas doses de vacinas e a construção de um ecoduto na Sabiaguaba foram temas discutidos pelos vereadores

03/03/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Cada vereador dispõe de três minutos para se pronunciar

Sessão plenária Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

No Pequeno Expediente desta quarta-feira, 03, os parlamentares trouxeram debates relevantes para a cidade de Fortaleza. Entre os assuntos abordados estão o combate à pandemia, imunização, políticas públicas voltadas para o esporte e a juventude, proteção do Parque de Dunas da Sabiaguaba, além de medidas para combater aglomerações no transporte público.

Danilo Lopes (Podemos)

Sessão plenária Vereador Danilo Lopes Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Foi à tribuna falar sobre a situação da pandemia no município. “Fortaleza está quase com todo o sistema de saúde ocupado. E o comportamento da população não condiz com o momento que estamos vivendo, não usam o equipamento de mitigação da doença, a máscara. Nós vamos passar pelo menos dois anos sem conseguir controlar o vírus. Muito poderia ser evitado se as pessoas se prevenissem”, disse.

Júlio Brizzi (PDT)

Sessão plenária Vereador Luciano Girão Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

O líder do PDT na Câmara Municipal utilizou o tempo do Pinga Fogo para destacar a importância de políticas públicas voltadas para o esporte e juventude. Ele ressaltou dois de seus projetos que tramitam na Casa. O primeiro, requerimento nº 317/21, solicita envio de ofício à Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude solicitando o lançamento do edital Bolsa Jovem 2021.

O segundo, indicação nº 183/21, sugere a criação do Programa Bolsa Esporte em Fortaleza, contemplando atletas e treinadores. “Queria chamar a atenção para avançar nesse projeto e outros que priorizem o esporte que muda a vida dos jovens, crianças, profissionais. Garantem renda e possibilitam melhor qualidade de vida”, finalizou.

Dr. Luciano Girão (Progressistas)

Sessão plenária Vereador Luciano Girão Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Com inscrição para o pronunciamento virtual no Pequeno Expediente, o vereador destacou a reunião que aconteceu ontem na Casa por iniciativa da Frente Parlamentar de Imunização com a presença da secretária municipal de Saúde, Ana Estela Leite, para balanço de ações. O parlamentar destacou a chegada de novas doses das vacinas. “Com a remessa, vamos conseguir concluir a primeira fase de vacinação e passar para a segunda.

Ainda em seu tempo, Dr. Luciano Girão repercutiu uma recente fala do Dr. Cabeto, secretário da Saúde do Ceará, explicando à população: “o importante não é tomar remédio precocemente, e sim, ser atendido precocemente. Se você sentir algum sintoma de Covid-19, procure logo um atendimento médico”.

Gabriel Aguiar (PSOL)

Sessão plenária Vereador Gabriel Aguiar Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou a proposta de sua autoria que visa construir um “ecoduto” como solução definitiva na CE-010, no Parque de Dunas da Sabiaguaba. Conforme ele explicou, é uma obra viável de engenharia que visa encapsular a via e que permitirá à natureza passar por cima da estrutura”, falou.

“Fico satisfeito por haver um consenso e uma força comum em busca de uma solução. Visando a segurança da população e a passagem de veículos, o Governo vem, através do Departamento Estadual de Rodovias, fazendo a manutenção da CE-010. A gente precisa de uma solução definitiva que respeite o ecossistema, que conecte as unidades de conservação e que garanta a passagem livre de veículos, sem prejudicar o escoamento de matéria prima e o fluxo de turismo. Estamos criando a proposta junto com as comunidades, debatendo abertamente com cientistas, engenheiros e arquitetos”, explicou.

Larissa Gaspar (PT)

Sessão plenária Vereadora Larissa Gaspar Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

A parlamentar, por meio de pronunciamento virtual, veio solicitar à Prefeitura providências para conter aglomerações no transporte coletivo. “Fruto de audiência pública com o Ministério Público na última sexta-feira, a Promotoria recomendou que no prazo de 10 dias fosse apresentado um plano de contenção das aglomerações”, disse.

“Nós vamos acompanhar as soluções e também trazer aqui a oportunidade de superar essas dificuldades”, completou. Na ocasião, ela solicitou ônibus mais vagas e garantia de distanciamento entre as pessoas. Tomando como exemplo a cidade de Porto Alegre, a vereadora sugeriu que os passageiros andassem apenas sentados nos ônibus.

Ronaldo Martins (Republicanos)

Sessão plenária Vereador Ronaldo Martins Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Destacou em sua fala o projeto de resolução que solicita à Câmara Municipal o prazo máximo de dois dias úteis para enviar as matérias aprovadas pelos vereadores para serem sancionadas pelo prefeito de Fortaleza. O parlamentar é autor do PLO nº 03/21, que determina que igrejas e templos sejam atividades essenciais na pandemia. A matéria foi aprovada em redação final no último dia 24 de fevereiro e ainda não foi enviada para sanção do Executivo.

Bruno Mesquita (Pros)

Sessão plenária Vereador Bruno Mesquita Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Fez um agradecimento especial ao vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Adail Júnior (PDT), que apresentou o PLO nº 127/21, denominando de Deputado Roberto Mesquita uma Escola de Tempo Integral no bairro Vila Velha. “Quero lhe agradecer por está justa homenagem. O ex-deputado Roberto Mesquita era um parlamentar de toda Fortaleza”, pontuou.

Carmelo Neto (Republicanos)

Sessão plenária Vereador Carmelo Neto Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

Repercutiu em seu pronunciamento a dificuldades de acessar as dependências da Câmara Municipal de Fortaleza devido a ação de alguns manifestantes que estavam na porta da Casa. “Quem cerca carro de vereador para tentar intimidar, não é o servidor público que vem reivindicar de forma justa por aquilo que ele acredita”, disse.

Inspetor Alberto (Pros)

Sessão plenária Vereador Inspetor Alberto Data: 03.03.2021 Foto: Érika Fonseca

O vereador também se trouxe para debate a manifestação dos servidores públicos em frente ao Legislativo. Alberto pediu aos manifestantes que realizem seu movimento de forma ordeira e condenou os excessos por parte de alguns sindicalistas.“Manifestações com violência descaracterizam o movimento”, disse.

Informações: Ana Clara Cabral

Foto: Érika Fonseca