Sessão é levantada em razão do falecimento do ex-vereador Iraguassú Teixeira

23/02/2021 - Anna Regadas

Os parlamentares prestaram um minuto de silêncio em homenagem e manifestarem solidariedade aos familiares.

Sessão plenária Data: 23.02.2021 Foto: Érika Fonseca

O vice-presidente Adail Júnior (PDT) iniciou a sessão ordinária desta terça-feira, 23, manifestando pesar pela morte do médico e ex-vereador Iraguassú Teixeira (80 anos), que faleceu na noite desta segunda-feira, 22, vítima de Covid-19. O parlamentar solicitou um minuto de silêncio e em seguida levantou a sessão. A Câmara Municipal de Fortaleza está em luto oficial de três dias, decretado ontem pelo presidente Antônio Henrique (PDT).

“Declaro aberta a presente sessão e lamento informar que recebemos ontem a notícia do falecimento de um ex-vereador e amigo Iraguassú Teixeira que cumpriu nesta Casa seis mandatos. Informamos que o velório está sendo realizado na funerária Ethernus, com missa de corpo presente às 10 horas e cremação às 11h. O velório será restrito aos familiares”, informou.

Sessão plenária Data: 23.02.2021 Foto: Érika Fonseca

Logo após, Adail convidou todos os parlamentares a fazerem um minuto de silêncio em homenagem à Iraguassú Teixeira. “Fica aqui o pesar de todos os 43 vereadores aos familiares, em especial ao nosso eterno líder Iraguassú Filho. O PDT está em luto pela morte desse eterno guerreiro e professor, pessoa admirada por todos, nosso amigo irmão ao qual tive o grande prazer de conviver”, destacou.

Em nota, o presidente da Câmara Municipal, Antônio Henrique (PDT) também se manifestou. “É com muito pesar que recebi a notícia do falecimento do amigo e ex-vereador de Fortaleza, Dr. Iraguassú Teixeira, vítima da Covid-19. Dr. Iraguassú, pai do colega e também ex-vereador Iraguassú Filho, exerceu mandato parlamentar até 2016. Tive a honra de legislar ao seu lado e aprender com a sua vocação política e suas qualidades de homem público. Oro para que Deus conforte o coração da família e amigos nesse momento de dor”, afirmou.

Iraguassú estava internado na UTI do Hospital Regional da Unimed desde o início do mês de fevereiro por complicações da Covid-19. O político chegou a ter uma melhora no seu quadro mas na noite desta segunda-feira, 22, seu estado de saúde se agravou.

Biografia – José Iraguassú Teixeira nasceu em 7 de janeiro de 1941, em Canindé. É filiado ao PDT desde 1987, foi eleito vereador de Fortaleza em 1988, exercendo a vida política até o ano de 2016. Com 26 anos dedicados ao Legislativo, presidiu as Comissões de Saúde e Seguridade Social e de Direitos do Consumidor e do Contribuinte, além de exercer o cargo de vice-presidente da Comissão de Cultura.

Formado em Medicina pela Universidade Federal do Ceará, Iraguassú trabalhou mais de 50 anos na área, e possui no currículo mais de 10 mil cirurgias realizadas, atuando no Hospital Instituto Dr. José Frota (IJF), da capital cearense, e por décadas no Posto de Saúde Floresta, no bairro Álvaro Weyne.

Iraguassú Teixeira era também um admirador do Carnaval de rua em Fortaleza e um entusiasta da cultura do Maracatu.  E no futebol era torcedor declarada ao Ceará Sporting Club, sempre comemorando na Câmara Municipal as conquistas do time do coração.

Foto: Érika Fonseca