Serviços públicos priorizam atendimento remoto e por agendamento

22/02/2021 - Rochelle Nogueira

Medida reforça adequações para diminuir o fluxo de pessoas em ambiente públicos e evitar aglomerações

Seguindo as orientações do decreto do governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT), atividades relacionadas ao funcionalismo público devem atuar de forma remota, exceto as essenciais. Para isso, alguns serviços prestados à população serão feitos virtualmente e outros de forma presencial por meio de agendamento.

A Prefeitura de Fortaleza estabeleceu Regime Especial de Execução das Atividades Laborais. O Decreto define o regime remoto para as funções e atividades da Prefeitura, exceto os serviços essenciais e finalísticos competindo a cada órgãos e secretarias publicar portaria com seus procedimentos específicos de trabalho. Confira como ficará alguns serviços:

Sine Municipal

Fica suspensa as atividades presenciais nas unidades do Sine Municipal, em função das novas medidas de enfrentamento à Covid-19 anunciadas pelo Governo do Estado. Para auxiliar os trabalhadores que precisam solicitar o seguro-desemprego e buscar oportunidades de trabalho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (SDE), disponibiliza atendimento remoto por e-mail: sinemunicipalfor@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 ou via WhatsApp (85) 9.8513-4385 (não recebe ligações), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Centro de Referência da Assistência Social – CRAS

Colaborando com as orientações estabelecias no Decreto Municipal, a Secretaria dos Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SDHDS) informou que considerando a importância do funcionamento regular dos serviços públicos essenciais, as unidades de atendimento socioassistencial do município darão continuidade ao atendimento prestado à população. Dentre eles os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), cujo atendimento se mantém por agendamento prévio. Foram suspensas apenas as atividades grupais dos serviços oferecidos em cada uma das unidades.

Autarquia Municipal de Trânsito e Cidadania- AMC

Para solucionar pendências relacionada ao trânsito, como recorrer de multa, antecipar penalidade, solicitar credencial de idosos e deficientes, dentre outros serviços, a orientação é optar pelos meios digitais: aplicativo AMC Móvel ou site centralamc.com.br. O atendimento preferencial no shopping RioMar funcionará de segunda a sexta, de 9h às 20 horas, e aos sábados, de 9h às 17 horas. Já a Central de Atendimento do Benfica estará disponível apenas nos dias úteis, de 8h às 18 horas. O funcionamento nos vapt-vupts do Antônio Bezerra e Messejana será de segunda a sexta, de 8h às 17 horas. Apenas a Central de Atendimento do shopping Del Paseo estará fechada.

Procon

Por força do Decreto Municipal nº 14.930, de 17 fevereiro de 2021, o Procon Fortaleza orienta que os consumidores da Capital priorizem o atendimento de forma virtual. A abertura de reclamação poderá ser formalizada através do link Procon Fortaleza, sendo possível acompanhar todos os trâmites e inclusive participar de audiência virtual. Mais informações pelo telefone 151.

Etufor

A Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) funcionará com escalas reduzidas. O órgão informa que caso a demanda possa esperar o retorno normal o usuário poderá reagendar. As atividades de gestão do transporte e fiscalização, cadastro, carteiras de estudante, logística e protocolo de documentos de órgãos/entidades externas ficarão submetidas ao regime de trabalho presencial, podendo o usuário comparecer à Etufor, mediante agendamento pelo site http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br

Solicitação de Carteiras estudantis – O atendimento para solicitação de carteiras estudantis deve ser feito prioritariamente pelo site http://idestudantil.fortaleza.ce.gov.br. O atendimento presencial deve ser evitado, sendo restritas à 2ª via do documento ou biometria facial. A biometria também pode ser feita pelo site. Para agendar atendimento na sede da Etufor, nas lojas dos shopping Riomar Kennedy ou Aldeota, o estudante deve acessar http://etuforweb.fortaleza.ce.gov.br.

Observação: Deve ser evitado o atendimento para Bilhetinho, Bilhete Único e Cartão do Idoso, porém caso seja necessário será feito somente mediante agendamento. Dúvidas: 3101.3090

Sefin

Até o dia 28 de fevereiro de 2021, a Secretaria Municipal das Finanças (Sefin) disponibiliza os serviços de atendimento ao contribuinte por meio do site www.sefin.fortaleza.ce.gov.br. Pelo Canal Fale com a Sefin é possível esclarecer dúvidas e solucionar problemas de qualquer natureza com resposta em, no máximo, 24 horas.

Pelo link https://www.sefin.fortaleza.ce.gov.br/Canal/16/Generico/1204/Ler o contribuinte encontrará todos os links de serviços disponíveis, como IPTU, cadastro, consultas e demais impostos.

Ecopontos e coleta domiciliar

A Secretaria Municipal da Conservação e Serviços Públicos (SCSP) informa que os 86 Ecopontos disponíveis na cidade permanecerão funcionando normalmente, oferecendo os benefícios dos programas Recicla Fortaleza e E-Carroceiro. A coleta domiciliar de lixo também estará em plena atividade, seguindo os cronogramas preestabelecidos para cada região.

Clínica Veterinária 

A Clínica Veterinária seguirá realizando atendimentos gratuitos a cães e gatos da cidade. Como medidas de prevenção à Covid, será disponibilizado álcool em gel 70% para higienização das mãos e uso obrigatório de máscara para os tutores. A Clínica vai disponibilizar 20 cadeiras para o público na parte interna do prédio, com o controle de atendimento de um atendimento por vez. 

Iluminação pública

Os serviços de manutenção da iluminação pública também permanecerão funcionando. Em casos de pontos apagados à noite ou acesos durante o dia, a orientação é que a população telefone gratuitamente para o número 156 e solicite serviço.

Urbanismo e paisagismo

Autarquia de Urbanismo e Paisagismo de Fortaleza (UrbFor) seguirá atendendo normalmente às demandas relacionadas à arborização pública. Os serviços podem ser solicitados pelo canal 156 (telefone e aplicativo) ou pelo e-mail: ouvidoria@urbfor.fortaleza.ce.gov.br

Para o recolhimento de árvores caídas em vias e logradouros públicos da Capital, a UrbFor disponibiliza um número de whatsapp exclusivo para este serviço, que funciona de segunda a sexta das 8h às 17h: 98682.2269. Os cidadãos podem enviar o nome da via, o número e, se possível, uma imagem da árvore, de forma que as equipes possam identificar o local de recolhimento com maior celeridade.

Foto: Divulgação Prefeitura de Fortaleza