Carmelo Neto é eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Econômico

16/02/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

Saiba aqui quais são as funções da Comissão de Desenvolvimento Econômico e sua importância para a cidade

A Comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal de Fortaleza (CMFor) têm como objetivos: o controle e avaliação de atividades econômicas; apreciação dos projetos industriais e comerciais no âmbito do Município; o desenvolvimento de ações integradas voltadas para a profissionalização e geração de emprego e renda, e a elaboração de projetos e proposições com o propósito de modernizar a gestão administrativa municipal.

São ainda prerrogativas da Comissão, a avaliação de programas de desenvolvimento do potencial turístico do Município; a exploração das atividades e dos serviços turísticos; a colaboração com entidades públicas e não governamentais que atuem na formação de política de turismo e a apreciação de normas locais sobre turismo. Deve fiscalizar o incentivo da gestão às atividades econômicas; diretrizes e bases do planejamento do desenvolvimento nacional equilibrado; planos setoriais.

A primeira Comissão de Desenvolvimento Econômico do País foi criada no ano de 1823, ainda no Primeiro Reinado, tendo sido nomeada pela Sessão da Assembleia Constituinte do dia 12 de maio do mesmo ano, com o nome de Comissão de Comércio, Agricultura, Indústria e Artes. Seu nome e atribuições foram sendo modificados e atualizados ao longo do tempo, sempre buscando acompanhar as mudanças ocorridas na sociedade brasileira.

Os trabalhos do colegiado na Casa do Povo serão coordenados pelo vereador Carmelo Neto (Republicanos), eleito presidente, contando também com a atuação do vereador Marcelo Lemos (PSL), escolhido como vice-presidente.

“A Comissão tem que ser luz para a Câmara Municipal de Fortaleza, ouvir a sociedade, especialistas, debater e produzir relatórios técnicos dos temas que impactam na vida das pessoas. Podem esperar de mim muito trabalho, dedicação. Ouvidos para ouvir mais e falar menos. Vamos produzir muito e tenho certeza que ao longo desse período vamos olhar para trás e ver o grande legado que vamos deixar em Fortaleza, no Ceará e no Brasil com o nosso trabalho”, ressaltou Carmelo Neto.

Veja quem são os vereadores que compõem a Comissão de Desenvolvimento Econômico:

  • Carmelo Neto (Republicanos)
  • Wellington Sabóia (PMN)
  • Marcelo Lemos (PSL)
  • Carlos Mesquita (PDT)
  • Jorge Pinheiro (PSDB)
  • Estrela Barros (REDE)
  • Ronaldo Martins (Republicanos)

Com informações de Cleonardo Dias e Ana Clara Cabral

Foto: Érika Fonseca