SMS apresenta logística de imunização para idosos acima de 75 anos

27/01/2021 - Rochelle Nogueira

70 equipes estarão nos bairros com capacidade para visitar mais de dois mil domicílios por dia.

A secretária da Saúde do Município, Ana Estela Leite, em transmissão ao vivo pelas redes sociais, reforçou o empenho das equipes de saúde do Município que deram início hoje ao processo de imunização dos idosos que se enquadram na faixa etária acima de 75 anos.

Ana Estela Leite esclareceu a logística de imunização domiciliar direcionada a este público. Durante toda quarta-feira, 27, por exemplo, o processo contemplará cerca de 100 idosos com a aplicação da primeira dose da vacina de Oxford/AstraZeneca.

Já na próxima semana, cerca de 70 equipes estarão em campo, distribuídas pelos bairros, com capacidade para visitar mais de dois mil domicílios por dia. A estratégia estabelecida pelo Município visa acelerar a vacinação.

A ação beneficiará os idosos cadastrados pelo site Vacine Já e pelo Aplicativo Mais Saúde Fortaleza. “Iniciamos o processo por meio de rotas previamente estabelecidas, priorizando idosos restritos a leitos (acamados) e seguindo por aqueles com maior faixa etária”, informou.

Vale frisar que as primeiras rotas domiciliares contemplarão os idosos agendados equivocadamente para o Centro de Eventos do Ceará em virtude da falha no sistema.

Os critérios de prioridade estão pautados no cenário epidemiológico da Capital. “Por meio de georreferenciamento, estamos iniciando o processo por lugares com maior incidência de casos e de óbitos por Covid-19, onde o risco, sem dúvida, é maior”, acrescentou.

Imunizante de Oxford/AstraZeneca

Os idosos da faixa etária acima de 75 anos receberão o imunizante da Universidade de Oxford/AstraZeneca. Fortaleza recebeu, até o momento, 25.460 doses dessa vacina. “A segunda dose será administrada três meses após a primeira. Nós podemos aplicar todas elas porque deveremos receber um novo lote em tempo hábil”, estimou a titular da SMS.

Nessa perspectiva, Ana Estela ressaltou as responsabilidades inerentes a cada instância governamental. “A aquisição das vacinas é realizada pelo Ministério da Saúde, que repassa para os Estados, que, por sua vez, distribuem para os Municípios. O nosso papel vem sendo aplicar as vacinas seguindo as diretrizes do Ministério da Saúde e da Secretaria Estadual da Saúde”, destacou.

Fotos: Prefeitura Municipal de Fortaleza.