Prefeitura de Fortaleza divulga logística de vacinação no Centro de Eventos

26/01/2021 - Câmara Municipal de Fortaleza

O cronograma de vacinação começou nesta terça-feira e segue até o próximo domingo no Centro de Eventos do Ceará.

A Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), divulgou a logística de vacinação desta semana contra a Covid-19 em Fortaleza. De hoje (26) até domingo (31), o cronograma está acontecendo no Centro de Eventos do Ceará. O site Vacine Já, onde os cidadãos podem agendar a imunização, já tem mais de 1 milhão de acessos de pessoas que fazem parte dos grupos prioritários contemplados nesta primeira fase.

Os trabalhadores de saúde ativos que fizeram o cadastro de forma prévia e que atuam na linha de frente do atendimento a pacientes, estão sendo vacinados nesta primeira fase (Foto: Mateus Dantas)

Nesta terça-feira estão sendo imunizados os trabalhadores da saúde ativos, previamente cadastrados, que atuam na linha de frente no atendimento direto com pacientes. Estes devem ter em mãos documento original com foto, além de um comprovante profissional, a exemplo de contracheques, carteiras de trabalho e declarações do equipamento de saúde em que trabalha. Já, entre quarta-feira a domingo (27 a 31/01), o público-alvo da vacinação serão os trabalhadores da saúde ativos atuantes em hospitais.

Nessa primeira Fase do Plano de Vacinação serão também contemplados os idosos acima de 75 anos (Foto: Mateus Dantas)

Idosos

Nessa primeira Fase do Plano de Vacinação, serão também contemplados, os idosos acima de 75 anos que tiverem feito o agendamento de forma prévia. Esse grupo começará a ser imunizado a partir desta quarta-feira em suas residências, ou mesmo em pontos de drive-thru se preferirem. Segundo a secretária de Saúde de Fortaleza, Ana Estela Leite, os idosos acima de 75 anos cadastrados receberão, via e-mail ou WhatsApp, informações detalhadas acerca do momento da vacinação. Aqueles que optarem por não serem imunizados em casa poderão escolher postos de drive-thru que serão definidos nos próximos dias conforme a demanda. Os idosos sem acesso à internet poderão realizar o cadastro nas plataformas disponibilizadas em postos de saúde.

Mais doses

O Instituto Butantan poderá a partir fevereiro produzir até 8,6 milhões de doses da vacina CoronaVac. O anúncio feito nesta terça-feira (26) decorre da previsão da chegada de 5,4 mil litros de insumos necessários para a produção da vacina CoronaVac ao Brasil. O governo paulista se reuniu virtualmente com o embaixador da China no Brasil, Yang Wanming, quando a compra dos insumos foi acertada. A CoronaVac é uma das vacinas que está sendo utilizada na imunização no Ceará.

O Ceará já recebeu mais de 320 mil doses de imunizantes dos laboratórios Sinovac e AstraZeneca (Foto: Mateus Dantas)

O Estado já recebeu 326,7 mil doses de vacinas contra o novo coronavírus, sendo 252,2 mil produzidas pelo Instituto Butantan em parceria com a farmacêutica chinesa Sinovac, e 72,5 mil pela Oxford e o Laboratório AstraZeneca. Após a chegada dos insumos ao país, as vacinas serão produzidas e envasadas, além de passar por um processo de qualidade que deve durar em torno de 20 dias. Só então elas são liberadas para a vacinação. Cada dose de vacina corresponde a 0,50 ml. Portanto, cada frasco pode render de 10 a 12 doses.

O contrato estabelecido entre o Instituto Butantan e a Sinovac, prevê até abril, 46 milhões de doses da vacina, quantidade que pode se expandir para até outras 54 milhões de doses, caso haja interesse Governo Federal. Até este momento, o Instituto Butantan já recebeu 10,8 milhões de doses, sendo que mais de 6 milhões delas já estão sendo empregadas na vacinação no país.