Profissionais de saúde e apoio iniciam vacinação nesta segunda; idosos acima de 75 tem agendamento liberado

25/01/2021 - Rochelle Nogueira

A imunização para os profissionais de saúde ocorre no Centro de Eventos. Para idosos acima de 75 anos e trabalhadores da saúde que ainda não agendaram atendimento, basta acessar: “Mais Saúde Fortaleza” ou https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/solicitantes/consultar.

Na manhã desta segunda-feira, 25, no Centro de Eventos, o prefeito de Fortaleza, Sarto Nogueira (PDT), acompanhado da secretária da pasta da Saúde, Ana Estela Leite, anunciou medidas para a vacinação dos profissionais de saúde e idosos acima de 75 anos.

O prefeito de Fortaleza, no ato, reforçou as ações para a vacinação que se inicia nesta segunda-feira, 25. Sarto Nogueira informou que as pessoas sem cadastro no Sistema Único de Saúde contará no local com a disponibilização do serviço de inclusão no processo. “Mais de três mil profissionais de saúde já se cadastraram. Hoje, a partir das 14 h, iniciaremos a imunização dos profissionais de saúde e de apoio devidamente identificados”, disse o gestor.

O prefeito destacou ainda que o agendamento para o público específico está liberado no aplicativo
👉 “Mais Saúde Fortaleza” ou
👉https://vacineja.sepog.fortaleza.ce.gov.br/solicitantes/consultar.

Para os idosos acima de 75 anos, a equipe de saúde retornará por e-mail ou whatsapp com data e horário do atendimento. Conforme o prefeito , a recomendação para o público idoso é que se vacine em seu domicílio.

Em entrevista coletiva, o gestor relatou que o governador Camilo Santana está na eminência, “ao que tudo indica”, de receber novos lotes do Ministério da Saúde. “Recebemos vacinas para imunizar cerca de 40 mil pessoas que já poderão receber a segunda dose na próxima semana. Mas, se houver a sinalização de novas doses, abrangeremos de forma gradativa e o governador deve anunciar um novo calendário”.

Vacinação Centro de Eventos - 25/01/2021 - Foto: Mateus Dantas
Fotos: Mateus Dantas.

A secretária de Saúde, Ana Estela Leite, enfatizou o cronograma com a implantação de fases prioritárias estipulada pelo Ministério da Saúde está sendo cumprido. “Até ontem imunizamos 18 mil pessoas do grupo prioritário. Sábado e domingo abrimos a Policlínica Dr. Eloy para realizar essa logística. Foi um projeto-piloto de muito sucesso. Em virtude da celeridade, vamos agilizar o processo. No Centro de Eventos, local disponibilizado para a vacinação dos profissionais da saúde, contamos com 15 equipes. Cada uma delas têm a capacidade de imunizar 200 pessoas por dia”, disse a secretária.

Falha técnica

Uma falha no sistema da prefeitura liberou o agendamento da vacina para 800 idosos com mais de 75 anos no Centro de Eventos. A secretária da SMS explicou que estes não devem se dirigir ao local e que serão comunicados quando serão vacinados.

Contenção da pandemia

As recomendações aos fortalezenses é de que evitem aglomerações e intensifiquem o uso de máscaras. “Por incrível que pareça ainda tem gente fazendo isso, colocando a vida de outras pessoas em risco”, comentou o prefeito.

Durante o final de semana órgãos de fiscalização já visitaram mais de 300 estabelecimentos em todo o estado do Ceará. Em Fortaleza, por exemplo, alguns estabelecimentos foram interditados pelo descumprimento do Decreto Estadual. “É preciso vencer essa etapa para retomarmos o caminho mais rápido possível”, finalizou Sarto.

TV Fortaleza

Reportagem: Danielle Campos.