Governo proíbe uso de áreas de lazer de condomínios de praia e amplia fiscalização para conter aumento de casos da Covid-19

21/01/2021 - Anna Regadas

Dentre as medidas anunciadas também está o aumento de leitos em todo o Estado para pacientes diagnosticados com a Covid-19.

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, 21, o governador Camilo Santana (PT), ao lado do prefeito Sarto Nogueira (PDT), anunciou uma série de medidas para conter o avanço da doença na Capital e no Estado. Além da ampliação da fiscalização e retomada dos leitos para garantir o atendimento da população, ficou determinado a proibição do uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia.

As novas medidas foram tomadas pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia do Coronavírus. No encontro, os gestores avaliaram os indicadores, que refletiram no aumento da demanda assistencial de saúde e discutiram as medidas para conter o avanço da doença.

Segundo o governador, além da proibição o uso de áreas comuns de lazer em condomínios de praia serão recomendados protocolos para o uso de condomínios urbanos. O gestor também recomendou que a população evite viagens intermunicipais, sendo indicado somente em situações emergenciais ou à trabalho.

O Governo e a gestão municipal também irão intensificar as ações de fiscalização nos principais pontos de aglomerações, como restaurantes e também da própria população sobre o uso de máscara. Além da multa, os estabelecimentos que forem reincidentes, poderão ser interditados.

O gestor explicou que o aumento de casos, registrado no começo do ano não vinha refletindo na demanda por atendimento médico em hospitais e nem no número de óbitos até então, mas na última semana essa situação mudou. “Houve aumento significativo na demanda assistencial, principalmente na Capital. Isso acende uma luz de alerta”, destacou.

Com esse aumento da demanda assistencial de saúde, Camilo afirmou que as acomodações criadas em Unidades de Terapia Intensiva (UTI) e em enfermarias serão reaberta para receber os pacientes infectados com demanda de internação hospitalar.

“Nós vamos retomar muitos dos leitos que criamos ao longo da pandemia, praticamente 1.800. Todos eles foram mantidos para atender outras demandas. Agora, nós vamos retomar os leitos de UTI transformando de volta para Covid-19 exatamente para garantir não só na Capital, mas em todo o Interior, que a população tenha leitos”, garantiu Camilo.

O prefeito Sarto Nogueira afirmou que o crescimento de casos da Covid-19 são reflexos das aglomerações feitas no Natal e Ano Novo, e fez um apelo para que a população mantenha os protocolos sanitários como o uso de máscara e distanciamento social, tendo em vista que a vacinação de toda a população depende do calendário do Ministério de Saúde. O gestor ainda alertou que a vacina só se torna efetiva cerca de dois meses, após a segunda dose.

Sarto também garantiu que locais que registram aglomeração de forma recorrente terão mais fiscalizações, a fim de garantir o cumprimento do decreto. Os gestores municipal e estadual afirmaram que as novas medidas foram pautadas como estratégias para conter o vírus ao mesmo tempo em que  preserva a economia local. “A nossa intenção, nesse momento, é não tomar nenhuma medida que afete a economia do Estado, mas vamos avaliar semana a semana”, afirmou Camilo.

Aglomeração no transporte coletivo

Uma das reclamações recorrentes da população que necessita fazer uso do transporte público é aglomeração registradas nos coletivos, devido a redução da frota de ônibus na pandemia. Durante a coletiva, o governador afirmou que irá se reunir com o setor da área de transporte público para buscar uma alternativa que reduza a aglomeração nos transportes públicos, principalmente em Fortaleza.

Cancelado ponto facultativo de Carnaval no Ceará; festas estão proibidas

Camilo voltou a sinalizar o cancelamento do ponto facultativo durante o Carnaval e a proibição da realização de festas no período como medida adotada pelo Comitê, afim de evitar as aglomerações e consequentemente o aumento de casos da Covid-19, e da demanda de assistência da rede pública de saúde.

“É um alerta que temos feito e evitado através de decreto pois não haverá carnaval, e feriado para diminuir as aglomerações, e inclusive no decreto vamos recomendar que a população não viaje intermunicipal. E que só faça esse fluxo a trabalho ou em situação emergenciais”, frisou o governador.

Foto: André Lima