Conheça o Plano de Vacinação contra a Covid-19 de Fortaleza

19/01/2021 - Ana Clara Cabral

Secretaria Municipal de Saúde estima 732.918 mil pessoas a serem vacinadas nos quatro grupos prioritários em Fortaleza.

Campanha de vacinação contra gripe na escola municipal Maria de Lurdes Ribeiro Jereissati- Bairro Tancredo neves

Com o objetivo de informar e estabelecer as ações e estratégias para imunização do povo fortalezense, a Prefeitura de Fortaleza divulgou o Plano Municipal de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19.

No documento, a gestão municipal esclarece as competências e atribuições do Plano. A aquisição de vacinas, seringas e agulhas, além da definição de público prioritário fica a cargo da esfera federal. A elaboração do plano operacional local para a vacinação é atribuição do Município; e a distribuição das vacinas para os municípios, além do apoio de alcance do público alvo, é obrigação do Governo do Estado.

A Secretaria Municipal de Saúde estima 732.918 mil pessoas a serem vacinadas nos quatro grupos prioritários de Fortaleza. Veja abaixo a relação:

1ª fase

• Trabalhadores da saúde | 109.003 pessoas;
  • Idosos a partir de 75 anos de idade | 86.890 pessoas;
  • Pessoas com 60 anos ou mais e deficientes acima de 18 anos institucionalizados | 778 pessoas;
  • Trabalhadores de Asilos | 616 pessoas;
  • População indígena aldeada em terras demarcadas | 79 pessoas;

2ª fase

• Pessoas de 60 a 74 anos | 212.600 pessoas

3ª fase

• Pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para agravamento da doença, tais como portadores de doenças renais crônicas, cardiovasculares, dentre outras | 107.614 pessoas

4ª fase

• Trabalhadores da Educação | 78.650;
  • Forças de segurança e salvamento | 13.795 pessoas;
  • Funcionários do sistema prisional | 2.620 pessoas;
  • População privada de liberdade | 1.621 pessoas;
  • Pessoas com deficiência permanente severa | 1.418 pessoas;
  • Pessoas em situação de rua | 1.718 pessoas;
  • Transportadores rodoviários de carga | 22.626 pessoas;
  • Trabalhadores de transporte coletivo | 6.000 pessoas.

Saiba quem são os profissionais da saúde que fazem parte da 1ª fase de imunização:

Profissionais ativos da linha de frente contra a pandemia

• Unidades hospitalares COVID;
  • Enfermaria e UTI;
  • Transporte pré-hospitalar (SAMU);
  • UPAS;
  • Emergências de hospitais;
  • Vacinadores;
  • Laboratórios de biologia molecular;
  • Centros de coleta, testagem e atendimento COVID;
  • ACS, ACE visitadores domiciliares, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnicos em saúde bucal, médicos e dentistas da ESF.

Locais de Vacinação:

• Centro de Eventos;
  • Presidente Vargas;
  • Paulo Sarasate;
  • Castelão;
  • Cuca Mondubim;
  • Cuca Jangurussu;
  • Cuca José Walter;
  • Cuca Barra.

Segundo a SMS, serão 79 equipes distribuídas nos locais de vacinação acima, com capacidade de vacinar até 14.100 pessoas por dia. Além disso, outras 70 equipes serão responsáveis pela imunização em domicílio de idosos com mais de 75 anos, com capacidade para visitar até 2.100 casas por dia. Cada equipe é composta por cinco profissionais, gerando em média, 465 profissionais atuando de segunda a segunda.

Agendamento para as próximas doses

Devem realizar agendamento para se vacinar os profissionais de saúde que não estão na linha de frente, idosos acima de 75 anos e demais grupos das fases 2, 3 e 4. A exceção fica para pessoas em situação de rua e pessoas privadas de liberdade, que serão vacinadas in loco.

O agendamento estará disponível apenas quando chegarem as próximas doses da vacina e deve ser feito através do aplicativo Mais Saúde Fortaleza ou pelo site Vacine Já.

Fonte: Secretaria Municipal da Saúde

Foto: Érika Fonseca