Covid-19: Ceará inicia campanha de vacinação nesta segunda (18)

18/01/2021 - Ana Clara Cabral

109 mil pessoas serão imunizadas com a primeira remessa da vacina.

218 mil doses da vacina Coronavac (produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan) chegaram em Fortaleza no final da tarde desta segunda (18) e foram encaminhadas para o Hospital Estadual Leonardo Da Vinci, onde aconteceu o início a campanha de vacinação do Ceará.

Os primeiros 11 vacinados foram profissionais de saúde do Hospital Estadual Leonardo da Vinci, HGF e um líder indígena. A técnica de enfermagem Maria Silvana Souza Reis, de 51 anos, foi a primeira a receber a imunização. Ela atua no Hospital Leonardo da Vinci, na linha de frente de combate à doença, e foi escolhida pela idade e trabalho direto com pacientes, além de utilizar transporte público.

Segundo a Secretaria de Saúde do Ceará, o objetivo é de imunizar 109 mil pessoas com a primeira remessa, já que cada uma precisa de duas doses para garantir a melhor defesa do corpo contra o coronavírus. Conforme disse Camilo Santana, a expectativa é de receber outra remessa ainda esta semana.

A distribuição para os demais municípios do Ceará será feita por aviões, helicópteros e caminhões. O Governo do Estado já garantiu a compra de seringas, agulhas, álcool, algodão e refrigeradores.

Primeiramente, serão vacinados nos próprios locais de trabalho os profissionais de saúde que trabalham no combate à Covid-19, em unidades públicas e privadas, e idosos que residem em asilos. Demais grupos prioritários e população serão vacinados de acordo com a chegada dos demais lotes, nas próximas semanas.

Veja quem está nas quatro fases prioritárias para a vacinação:

Primeira fase: trabalhadores da saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com 60 anos ou mais que vivem em asilos e instituições psiquiátricas e população indígena;

Segunda fase: pessoas de 60 a 74 anos;

Terceira fase: pessoas com comorbidades;

Quarta fase: professores, forças de segurança e salvamento, funcionários do sistema prisional e população privada de liberdade.


Fonte: Governo do Ceará

Foto: Prefeitura de Fortaleza