Pedro Matos toma posse na Câmara Municipal de Fortaleza

13/01/2021 - Ana Clara Cabral

Ele substitui o vereador Sargento Reginauro (PROS), agora em licença médica.

O advogado Pedro Matos (PROS) tomou posse na Presidência da Casa, na manhã desta quarta-feira (13), em pleno recesso parlamentar, como vereador da Câmara Municipal de Fortaleza, por 120 dias, em razão da licença médica requerida pelo vereador Sargento Reginauro (PROS), para tratamento de saúde durante o período.

Na ocasião, Pedro Matos declarou: “é um desafio que se renova e agradeço a oportunidade. Vamos ter diversas pautas importantes no parlamento, como Reforma da Previdência, Reforma Administrativa e Código da Cidade. Espero contribuir para as discussões e colocar em pauta nossos projetos que objetivam uma cidade mais educada e empreendedora”.

O presidente Antônio Henrique (PDT) ressaltou a expectativa do parlamentar de desempenhar um bom mandato. “Queremos que ele faça valer o voto do povo de Fortaleza. Ele já teve uma experiência no parlamento, já conhecemos sua história e seu trabalho. Não tenho dúvida de que ele irá corresponder à altura daquilo que a população espera”, disse.

Biografia

Pedro Victor Colares Gomes de Matos nasceu em Fortaleza, Ceará, em 21/08/1992. É filho de Raimundo Gomes de Matos e Verônica Colares Gomes de Matos.

É advogado formado pela Universidade de Fortaleza (Unifor) e já estagiou na Coordenadoria Jurídica da Câmara Municipal de Fortaleza quando ainda cursava Direito. É mestrando em Administração Pública pela Universidade de Lisboa e já concluiu pós-graduação em Direito Eleitoral pela Unifor e Direito Empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV).

Atualmente atua em seu próprio escritório, destacando o trabalho com muitas causas “pro bono” (em benefício do público), principalmente na área da saúde, em bairros mais vulneráveis. “Tenho também um projeto ‘Defensoria do Pedro’ nas comunidades e isso me fez criar alguns núcleos para atender a população”, comenta.

É a segunda vez que o vereador assume o cargo de vereador como suplente. A primeira vez foi em 2018, substituindo na época Plácido Filho (PSDB). Na eleição de 2020, Pedro Matos conquistou o voto de 5.139 pessoas.

Motivação

O vereador fala que desde novo seguiu o exemplo de dentro de casa, já que seu pai Raimundo Gomes de Matos foi deputado federal pelo Ceará. “Sempre foi um exemplo para mim e sempre tive a veia política, de conversar e dialogar. Fui acompanhando, caminhando e vendo as necessidades da cidade e do Estado. Isso me motivou a querer ajudar as pessoas. Gosto muito de resolver problemas e isso me satisfaz, quando alguém traz uma demanda e eu consigo criar uma interlocução para solucionar. É o perfil de uma política boa, que articula pelo bem da cidade”, explica.

Mandato

Pedro de Matos destaca duas pautas primordiais: educação e empreendedorismo. “A juventude se forma, mas não tem oportunidade de emprego. Nós vamos então levantar essa bandeira para criar novas oportunidades o quanto antes. O que vai ajudar nisso é o empreendedorismo nas escolas, casando os dois projetos”, fala.

Ele explica: “colocar educação financeira nas escolas, orientar mais cedo os jovens a terem seu próprio negócio para não depender apenas do Enem e depois ficar rodando a cidade atrás de um emprego. É importante criar perspectiva pro jovem, elaborando projetos e requerimentos nesse sentido”.