Uso incorreto de máscara pode eliminar candidato no Enem 2020; veja esta e outras regras para o exame

12/01/2021 - Ana Clara Cabral

Usar máscara de forma incorreta pode levar à eliminação.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) determinou medidas que deverão ser cumpridas pelos participantes do Enem 2020 para evitar o contágio do novo coronavírus durante a realização da prova que foi adiada para o início deste ano, dias 17 e 24 de janeiro (na versão impressa), e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro (na versão digital).

Além de obedecer às regras usuais, como a apresentação de documento original com foto e o porte de caneta esferográfica de tinta preta (fabricada em material transparente), os candidatos deverão usar máscara de proteção facial durante toda a prova. 

Se o candidato não estiver de máscara, não poderá fazer a prova. E caso utilize de forma incorreta durante o processo (sem cobrir boca e nariz), será eliminado da avaliação.

A máscara poderá ser retirada apenas para identificação dos participantes quando solicitado, também para comer e beber. De acordo com orientação de especialistas, os participantes poderão levar máscara extra para trocar durante a avaliação.

Quando necessário tirar o equipamento de proteção, a instrução é de não tocar na parte frontal dela e, em seguida, higienizar as mãos com álcool em gel próprio ou do local. A higienização também deve acontecer no decorrer do exame.

O distanciamento social também deve ser cumprido por todos. Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as salas já estarão organizadas para assegurar tal medida de segurança.

As regras devem ser seguidas tanto para os estudantes que farão a versão impressa, quanto para os que farão digital, já que nesta, mesmo fazendo a prova pelo computador, os alunos precisarão ir aos locais de prova e farão a redação escrita no papel.

Acesso aos locais de prova serão liberados 30 minutos mais cedo

Para evitar aglomeração nos locais de prova, o Inep informou que este ano o acesso aos locais de prova será liberado mais cedo do que o normal. Os portões irão abrir às 11h30 (horário de Brasília), e fechar às 13h (meia hora antes do início das provas).

Candidato foi diagnosticado com Covid-19 ou apresenta sintomas. E agora?

Estudantes diagnosticados com Covid-19 ou com sintomas de doença infectocontagiosa devem comunicar o Inep pela Página do Participante ou pelo telefone 0800 616161 e terão direito à reaplicação do Enem nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Fonte: Agência Brasil