Vereadores tomam posse para a 19ª Legislatura na Câmara Municipal

01/01/2021 - Ana Clara Cabral

A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2021-2022 foi realizada após a posse dos vereadores

Os 43 vereadores eleitos em Fortaleza no pleito do último dia 15 de novembro tomaram posse para a 19ª Legislatura (2021-2024) na Câmara Municipal de Fortaleza nesta sexta-feira, 1º de janeiro. Seguindo as medidas de segurança impostas pela pandemia do novo coronavírus, a solenidade foi realizada em formato híbrido, com parlamentares em plenário e nos gabinetes.

A posse foi presidida, pelo vereador eleito Elpídio Nogueira (PDT), parlamentar com maior idade dentre os com maior número de legislaturas, de acordo com o Regimento Interno da Casa. Para secretariar a sessão solene foram chamados os vereadores Gardel Rolim (PDT) e Cláudia Gomes (DEM).

“Fruto de um trabalho da democracia, hoje é o coroamento do processo onde as 43 pessoas escolhidas pela livre vontade da população de Fortaleza assumem como representantes legítimos do povo da nossa cidade”, disse Elpídio Nogueira.

Por ordem alfabética, os vereadores eleitos foram chamados em grupos de cinco para se deslocarem de seus gabinetes ao Plenário Fausto Arruda e assinar o termo de posse.

Vereadores reeleitos:

Antônio Henrique (PDT), Adail Júnior (PDT), Gardel Rolim (PDT), Paulo Martins (PDT), Elpídio Nogueira (PDT), Renan Colares (PDT), Raimundo Filho (PDT), Julierme Sena (PRO), Márcio Martins (PROS), Larissa Gaspar (PT), Guilherme Sampaio (PT), Ronivaldo Maia (PT), Michel Lins (Cidadania), Sargento Reginauro (PROS), Emanuel Acrizio (PP), José Freire (PSD), Priscila Costa (PSC), Jorge Pinheiro (PSDB), Marcelo Lemos (PSL), Cláudia Gomes (DEM).

Vereadores eleitos:

Lúcio Bruno (PDT), Júlio Brizzi (PDT), Ana Paula Brandão (PDT), Inspetor Alberto (PROS), Bruno Mesquita (PROS), Professor Enilson (Cidadania), Léo Couto (PSB), Fábio Rubens (PSB), Eudes Bringel (PSB), Ronaldo Martins (Republicanos), Carmelo Neto (Republicanos), Wellington Sabóia (PMB), Germano He-man (PMB), Luciano Girão (PP), Ana Aracapé (PL), Tia Francisca (PL), Ppcell (PSD), Cônsul do Povo (PSC), Gabriel Aguiar (Psol), Adriana do Nossa Cara (Psol), Danilo Lopes (Podemos), Estrela Barros (Rede), Kátia Rodrigues (Cidadania).

Eleição da Mesa Diretora

Com a posse dos vereadores, a solenidade seguiu com a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza para o biênio 2021-2022. A chapa única, apresentada pelo vereador Antônio Henrique (PDT), reeleito presidente da Casa, é composta por vereadores da base e da oposição. A votação também ocorreu em formato híbrido.

Confira os nomes da nova Mesa Diretora:

Presidente: Antônio Henrique (PDT)

1º Vice: Adail Júnior (PDT)

2ª Vice: Ana Paula (PDT)

3º Vice: Eudes Bringel (PSB)

1º Secretário: Julierme Sena (PROS)

2º Secretário: Guilherme Sampaio (PT)

3ª Secretária: Kátia Rodrigues (Cidadania)

1ª Suplente: Tia Francisca (PL)

2º Suplente: José Freire (PSD)

3º Suplente: Erivaldo Xavier (PSC)

Leia Mais: Presidente Antônio Henrique reforça compromisso do Legislativo com o desenvolvimento da cidade

Posse do prefeito Sarto Nogueira (PDT) e do vice-prefeito Élcio Batista (PSB)

Após a posse da nova Mesa Diretora da Câmara Municipal de Fortaleza a sessão seguiu para o momento da posse do prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) e do vice-prefeito, Élcio Batista (PSB). O momento contou com a participação virtual do governador do Ceará, Camilo Santana, e da desembargadora Gláucia Nepomuceno, presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Ceará (TRT/CE).

Foto destaque: André Lima