Presidente Antônio Henrique reforça compromisso do Legislativo com o desenvolvimento da cidade

01/01/2021 - Rochelle Nogueira

Em votação unânime no Legislativo Municipal, a nova Mesa Diretora foi eleita para o biênio 2021-2022

Reeleito presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, o vereador Antônio Henrique (PDT) assume o comando da Casa do Povo para o biênio 2021-2022. Em votação unânime, a nova Mesa Diretora, representada pelo pedetista, reforça o compromisso com os interesses da cidade e da população.

Antônio Henrique, no discurso de posse, destacou as ações desenvolvidas em sua primeira gestão. Ao longo dos últimos dois anos, como enfatizou o parlamentar, o diálogo é uma ferramenta essencial nos trabalhos do Legislativo, garantindo a mediação de várias demandas da população junto ao Executivo.

“Há dois anos, eu subi nesta tribuna pela primeira vez como presidente da Câmara Municipal de Fortaleza. Sem dúvida, foi um dos momentos mais importantes da minha vida como homem público, porque tinha plena consciência da responsabilidade de estar aqui, assumindo o comando do Poder Legislativo Municipal da quinta maior Capital do Brasil. Nosso papel, como Mesa Diretora, era dar condições para que o amplo debate democrático acontecesse de forma plural, transparente e alinhada aos interesses da população”, enfatizou.

Eleito por unanimidade e assumindo pela 2ª vez a presidência da Casa do Povo, o vereador Antônio Henrique cumprimentou a nova diretoria e declarou: “estabeleci, como objetivo pessoal, fazer uma gestão de portas abertas, dialogando com parlamentares, lideranças comunitárias, entidades representativas, servidores, trabalhadores e líderes de todos os segmentos sociais. Passados dois anos, tenho a felicidade de olhar para trás e ver que seguimos no rumo certo”.

“A recondução ao cargo no dia de hoje é um reconhecimento desse trabalho. Sinto-me imensamente honrado de ter sido novamente escolhido como presidente da Câmara Municipal e, neste momento tão especial, quero manter o mesmo compromisso que firmei em 2019: esta Casa continuará sendo a Casa do Povo”, garantiu Antônio Henrique.

Câmara acessível aos fortalezenses

Em diálogo permanente com a população, a Câmara Municipal esteve próxima ao cidadão, mediando importantes discussões para a cidade. “Fizemos valer o nosso compromisso de representar todos os moradores de Fortaleza. O mérito desse trabalho não é apenas meu, mas de toda a Mesa Diretora e de todos os nobres vereadores que fizeram parte da legislatura passada, assim como do corpo técnico que nos ajuda nas atividades diárias”, frisou o parlamentar.

Antônio Henrique aproveitou a oportunidade para destacar algumas temáticas relevantes que foram amplamente debatidas no âmbito do Legislativo Municipal, com o engajamento em campanhas de defesa dos direitos de crianças e adolescentes.

Dentre os projetos, a criação do Selo Amigo da Criança reforçando a importância de tratar temas como a exploração sexual de crianças e adolescentes. Outra ação, o Movimento Vidas levou a discussão sobre o combate às drogas em diversas regiões de Fortaleza.

“Esses projetos se mostraram muito importantes para mudar a atual realidade de Fortaleza e avançar em direção de uma cidade que protege nossas crianças e nossos adolescentes. Por isso, reforço aqui nosso compromisso com o futuro dos nossos jovens. Nesta gestão, vamos continuar buscando formas de enfrentar de maneira séria a exploração sexual, o uso das drogas e quaisquer outros fatores que afetem o pleno desenvolvimento das nossas crianças e adolescents”, disse.

Trabalhos legislativos

Antônio Henrique destacou a aprovação do Regimento Interno, que contou com a atuação de uma Comissão Especial, formada por vereadores e servidores da Casa, e adequações para o funcionamento do parlamento em 2020.

“Realizamos ainda uma série de melhorias e avanços nos processos legislativos. Reformulamos e ampliamos o Regimento Interno da Casa, que agora regulamenta várias inovações, entre elas o Protocolo Digital e a Virtualização dos Processos Legislativos, que vão garantir maior celeridade e segurança na tramitação das matérias legislativas. Também aprovamos o Plenário Virtual, que garante que matérias consensuais sejam votadas de forma remota, além de abrir mais espaço para a participação popular, a partir do E-Cidadania, através do qual a população poderá sugerir matérias que serão apreciadas nesta Casa”, relatou Antônio Henrique elencando as inovações.

Pandemia

Diante de um cenário adverso e com os impactos causados por uma epidemia mundial, Fortaleza também enfrenta os transtornos causados pela Covid-19. O parlamento municipal, atento às necessidades dos cidadãos, não mediu esforços no acompanhamento e auxilio aos demais poderes em busca de soluções rápidas para a população.

“Reforço aqui o nosso compromisso de continuar atuando ao lado da Prefeitura de Fortaleza, do Governo do Estado e das mais diversas instituições no enfrentamento dessa crise sanitária”.

Compromisso da gestão 2021-2022

O presidente Antônio Henrique propôs dar continuidade ao compromisso de manter aberto o diálogo e ouvir os que querem construir juntos uma Fortaleza melhor e disposta a superar os desafios buscando o consenso.

“A recondução ao cargo no dia de hoje é um reconhecimento desse trabalho. Sinto-me imensamente honrado de ter sido novamente escolhido como presidente desta Casa e, neste momento tão especial, quero manter o mesmo compromisso que firmei em 2019: Esta Casa continuará sendo a Casa do Povo. Este presidente e esta Mesa Diretora, escolhida pelas senhoras e senhores vereadores, tem o compromisso de manter as portas abertas para o diálogo”, revelou.

Foto: Mateus Dantas