Câmara Municipal inaugura Complexo das Comissões

16/12/2020 - Ana Clara Cabral

Faz parte do espaço, duas salas adaptadas para as reuniões parlamentares, além da Galeria dos Presidentes da Casa

A Câmara Municipal de Fortaleza inaugurou nesta quarta-feira, 16, o Complexo das Comissões. Além de duas salas adaptadas para as reuniões parlamentares, o local apresenta a memória do Legislativo por meio da Galeria dos Presidentes da Casa, com retratos pintados pelo artista plástico Ernane Pereira.

Os três ambientes do Complexo levam os nomes de ex-vereadores in memorian: Zé do Carmo, Luciram Girão e Martins Nogueira.

O presidente da Casa, vereador Antônio Henrique (PDT), destacou a importância dos novos ambientes. “Sempre defendi que a Casa do Povo precisa estar de portas abertas para receber e ouvir a população. As novas salas de comissões aproximam a população do Legislativo e incentivam a participação das discussões sobre a cidade”.

O prefeito eleito Sarto Nogueira (PDT) prestigiou a inauguração. “Parabenizo a iniciativa, principalmente pelo resgate da memória do Parlamento Municipal através das atas de reuniões de séculos passados. A história do povo diz muito sobre seu futuro. Além disso, oferecer condições modernas de trabalho para maior agilidade do funcionamento do parlamento é imprescindível para melhor atender a população.

Entrega do Livro das Atas

A ocasião contou com a presença do ex-prefeito e atual presidente do Instituto Histórico do Ceará, Lúcio Alcântara, responsável pelo resgate das atas da Câmara Municipal de Fortaleza desde o século 18, que foram digitalizadas e transformadas em livro, tornando acessível a história do Legislativo na capital cearense.

Lúcio Alcântara falou: “As atas são de 1758 a 1909. Foram depositadas no Instituto em 1940 e agora tivemos a oportunidade de fazer a leitura paleográfica, imprimir no livro e disponibilizar uma parte importante da história de Fortaleza. Para mim é uma honra fazer esse trabalho”.

Saiba quem foram os homenageados que nomeiam o Complexo das Comissões:

Zé do Carmo

Falecido em dezembro de 2019, o ex-vereador Zé do Carmo, como era conhecido, tinha 82 anos. Era natural de São Gonçalo do Amarante e graduado em Administração de Empresas, Engenharia de Produção, Mecânica e de Segurança do Trabalho. Exerceu a atividade de magistério, como professor de Engenharia Civil, Mecânica e Elétrica na Universidade de Fortaleza.

Foi vereador por três mandatos, ocupando cinco vezes a vice-presidência da Câmara Municipal. Foi um dos políticos mais atuantes no bairro Bom Jardim.

Admirado por seus colegas e pela população de Fortaleza, ocupou cargos públicos como o de oficial de Gabinete do Ministro de Transportes, chefe do Setor de Engenharia e Segurança Industrial, chefe dos Departamentos de Assistência ao Ferroviário e de Administração da Rede Ferroviária Federal (RFFSA), assistente da Superintendência de Fortaleza e da Regional-Recife, além da Superintendência da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Luciram Girão

O parlamentar, ao longo de quase 15 anos de trajetória política, atuou principalmente na área de saúde e na defesa de direitos básicos da população. Pavimentou um caminho sólido para se constituir como uma força política, deixando o seu legado na história da Câmara Municipal e da cidade de Fortaleza.

Luciram nasceu no município de Maranguape, há 27 quilômetros da capital e se formou advogado, historiador e administrador de empresas. Ingressou na política através do convite do seu irmão, Lucílvio Girão, atual deputado estadual que na época era vereador. Luciram foi eleito vereador pela primeira vez em 2004, pelo PSL, chegando a ocupar a 1ª Secretaria da Mesa Diretora. Ele faleceu em maio de 2019, prestes a completar 69 anos, e exercia seu quarto mandato.

Martins Nogueira

O ex-vereador Martins Nogueira foi vítima de uma parada cardiorrespiratória em setembro de 2018, aos 68 anos. Ele deixou seu legado em sete mandatos como vereador e 28 anos de vida pública.

Nasceu em Fortaleza, foi jornalista e redator. Atuava como forte liderança política nos bairros da Parangaba, Vila Peri e João XXIII. Em sua última Legislatura, foi suplente do Partido Democrático Trabalhista (PDT).

Confira a galeria de fotos

Com informações de Silmara Cavalcante, Anna Regadas e Rochelle Nogueira.

Foto: Érika Fonseca