Câmara faz a entrega da Medalha Boticário Ferreira ao deputado Nezinho Farias

16/12/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

A Câmara Municipal de Fortaleza realizou Sessão Solene, nesta quarta-feira (16), para a outorga da Medalha Boticário Ferreira ao ex-Prefeito de Horizonte e atual Deputado Estadual Manoel Gomes de Farias Neto, Nezinho Farias. A homenagem foi proposta pelo vereador Evaldo Lima (PCdoB), através do requerimento 1406/2020, aprovado por unanimidade pela Casa Legislativa.

A Medalha Boticário Ferreira foi instituída pela resolução nº 0813/81, com o objetivo de homenagear cidadãos com notório saber, relevantes serviços prestados à coletividade, dedicação à causa municipalista e exemplos de dedicação ao serviço público. A sessão foi presidida pelo vereador Evaldo Lima, que no ato representou o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT). A mesa solene contou com as seguintes presenças de Itaciana Carneiro, vereadora de Horizonte e de Jô Farias, esposa do homenageado.

Em sua saudação ao homenageado e aos presentes, o vereador Evaldo Lima disse ser uma noite especia, por ser a da sessão solene de encerramento das atividades legislativas. “Nesta quinta-feira teremos a última sessão legislativa com a votação da Lei Orçamentária e nada melhor que fazer essa homenagem tão justa a uma pessoa que tem uma grande contribuição as causas sociais. Deputado estadual, prefeito eleito, reeleito e eleito novamente, o pai, o amigo, o cidadão, com trajetória de vida digna, que nunca e ninguém conseguirá manchar”, pontuou

Segundo o vereador, Nezinho Farias segue à risca o artigo 3º da Constituição Federal, que destaca que uma sociedade só é livre, justa e solidaria se erradicar a pobreza e reduzir as desigualdades sociais. “O Nezinho transformou esses preceitos em compromisso de vida. Em tempos tão estranhos em que precisamos permanentemente reforçar o óbvio, é necessário nos apoiar no campos das ideias. É necessário fortalecer o sonho e esperança na educação libertadora e na sociedade mais justa. Nessa caminhada por dias melhores, temos grande figuras que se dedicam a construir a dignidade, a razão, a educação tanto em Horizonte como na cidade de Fortaleza, e uma dessas figuras é Manoel Gomes de Farias Neto, com quem temos convivência. Ele tem mais de 30 anos dedicados a vida pública”, destacou.

Afirmou ser Nezinho Farias um quadro destacado da Assembleia, sendo criador e participe da Frente Parlamentar pela Erradicação da Pobreza. Ressaltou que o trabalho de Nezinho é voltado para educação, cidadania, e um conjunto de ações que visam atender as necessidades da população. “É uma liderança que representa com louvor cada traço desse processo. É autor do grande programa pelo Ceará forte e humano, que inclui jovens nas principais discussões. Eu mesmo fui um dos palestrantes. E depois de um ano complicado, seguimos na justa trilha do trabalho pela justiça social, seguimos com esperança renovada e espirito sempre jovem. Esse reconhecimento é de toda cidade de Fortaleza, que através de seus representantes concede a Medalha Boticário Ferreira a Nezinho Farias”, asseverou.

O presidente Antônio Henrique esteve presente na solenidade saudando o homenageado (Foto: André Lima)

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Antônio Henrique (PDT), também prestigiou a solenidade e destacou a justeza da homenagem concedida à Nezinho Farias, por unanimidade, pelos vereadores que compõem o Legislativo da Capital cearense.

Em seguida, foi feita a entrega da Medalha Boticário Ferreira e o certificado da comenda ao homenageado que fez seus agradecimentos. “Fico feliz em receber essa comenda do meu amigo professor Evaldo Lima. Tivemos vários momentos juntos nesses anos. Quero dizer que sou muito grato a Deus pelo dom da vida, pela saúde e pelo meu aprendizado. Comecei como vereador, fui prefeito, vice-prefeito e deputado estadual. Hoje é um dia de grande alegria pois estou recebendo a maior honraria dessa Casa. Esse momento vai ficar marcado na minha vida. O reconhecimento é a maior conquista que temos na vida pública. E além disso, receber da Câmara de Fortaleza, que é uma das nossas referencias como casa legislativa e do professor Evaldo que é referência como cidadão, como homem público. Em nome da minha família e em nome do povo horizontino quero agradecer por essa homenagem. Deus abençoe essa casa e todos nós”, finalizou.

Perfil

Natural de Pentecoste, no Ceará, Manoel Gomes de Farias Neto, mais conhecido como Nezinho, tem mais de 30 anos dedicados a política, com uma história profissional e de vida que se mistura com a história do município de Horizonte. Em 1988, na primeira eleição da cidade recém-emancipada, foi eleito vereador, e no pleito seguinte, prefeito. Fez uma gestão voltada para o povo e marcada pelo desenvolvimento do polo industrial e pelo pioneirismo na implantação do Programa Saúde da Família.

Em 2005, voltou a gestão municipal como vice-prefeito, sendo eleito prefeito em 2008 e reeleito em 2012. Nesses oito anos, Nezinho fez uma gestão transparente e marcada pela intensa participação popular, reconhecida pela excelência no serviço público e pela valorização dos profissionais. Foi um trabalho em equipe, que resultou na construção de  12 centros de educação infantil, seis escolas, 18 praças, 12 unidades de saúde e mais de 2.000 unidades habitacionais, entre outras ações.

Fotos: André Lima