Covid-19: boletim epidemiológico aponta uma redução da média móvel de casos confirmados

11/12/2020 - Câmara Municipal de Fortaleza

Até a publicação deste boletim, nenhum um óbito foi registrado nas últimas 24h em todo Estado

Movimentação de pessoas nas ruas de Fortaleza

Segundo dados do boletim epidemiológico divulgado pela plataforma IntegraSUS, nesta sexta-feira (11), às 11h29min, o território cearense já registra 314.445 casos confirmados da doença, com 257.263 pessoas recuperadas e 9.772 óbitos. Os dados apontam uma redução da média móvel de casos, mesmo com um discreto aumento no número de óbitos causados pela doença na Capital.

De acordo com a plataforma, a variação da média móvel de óbitos do dia comparada com a média móvel de 14 dias atrás é de (-92,62%). A atual taxa de letalidade é de 3,1. Os números ainda apontam para o total de notificação de 992.163 casos, onde 39.511 casos ainda se encontram em investigação. O boletim também apresenta dados expressivos em relação aos exames realizados para detectar o vírus com a importante marca de 1.210.381 testes.

Em relação a Fortaleza, os números divulgados pelo IntegraSUS apontam para 73.780 casos confirmados da doença, com 4.046 óbitos e com taxa de letalidade de 5,5. Ao todo a capital cearense já realizou 412.818 exames da Covid-19, onde 16.753 casos ainda estão em investigação. Nas últimas 24h não foi registrada nenhuma morte em decorrência da doença.

Já nos demais municípios cearenses, os maiores números de incidências de casos confirmados da Covid-19 são registrados em: Acarape (12.961,4); Frecheirinha (11.078,7) e Crateús (8708,7). No Ceará, a atual taxa de ocupação de leitos de UTIs ativos com casos de coronavírus é de 66,41% e a ocupação nas enfermarias chega aos 37,45%. Já em Fortaleza, esses números são de 70,37% de ocupação de UTIs e 66,67% de ocupação nas enfermarias.

Atualmente a cidade de Fortaleza está com três hospitais com 100% de taxa de ocupação de seus leitos de UTIs destinados para a Covid-19, são eles: Hospital São José; Hospital Universitário Walter Cantídio e o Hospital Antônio Prudente.

Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento à Covid-19

Atento ao aumento dos casos da doença, a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), fez uma atualização do Plano de Contingência Estadual de Enfrentamento à Covid-19. O documento traz informações e orientações para profissionais de saúde no que diz respeito às medidas de prevenção e controle da doença, além de apresentar recomendações voltadas à organização dos serviços nas unidades da rede estadual.

O plano ainda prevê a capacitação de profissionais, aperfeiçoamento das notificações de casos e óbitos por Covid-19, além de apoio às Superintendências Regionais de Saúde (SRS) no acompanhamento das ações realizadas pelos municípios e articulação com as Áreas Descentralizadas de Saúde (ADS) para o enfrentamento à pandemia.

Confira o plano de contingência clicando aqui.

Informações: Plataforma IntegraSUS

Foto: Érika Fonseca