Novembro Azul é dedicado aos homens e tem foco na prevenção do câncer de próstata

03/11/2020 - Rochelle Nogueira

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de próstata, se descoberto precocemente, tem chances de cura em torno de 90%.

O mês de novembro é dedicado aos homens. Ele serve como alerta para as doenças masculinas, principalmente na prevenção do câncer de próstata. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse tipo de doença, se descoberto precocemente, tem 90% de chance de cura.

De acordo com o médico urologista e cirurgião robótico Raphael Franco Bezerra, que integra a equipe do Hospital e Maternidade José Martiniano de Alencar (HMJMA), é de suma importância a realização dos exames de toque retal e do PSA total para um diagnóstico precoce da doença. Esses dois exames, quando associados, auxiliam em uma análise precisa.

“Os exames não previnem, eles dão o diagnóstico mais cedo. Por isso são ainda mais importantes. Quem tem histórico familiar, ou são afrodescendentes, têm um risco maior de ter o câncer de próstata, para este grupo recomendamos fazer o toque retal e o exame PSA total anualmente, a partir dos 45 anos. E aqueles que estão fora desse grupo, têm de fazer a partir dos 50 anos”, disse o urologista.

O médico relatou ainda que a grande parte dos pacientes chegam para o atendimento em estágio curável da doença e que o primeiro passo é a cirurgia, podendo ser necessário uma hormonioterapia ou uma radioterapia. “Quimioterapia é reservada para uma pequena parcela de pacientes que necessitam”, evidenciou Raphael.

Onde encontrar atendimento em Fortaleza?

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), oferece consultas e exames especializados com médicos urologistas nas quatro Policlínicas da rede Municipal. Nesses equipamentos, os usuários podem ter acesso também, ao serviço ambulatorial e pequenos procedimentos urológicos. Além disso, o cidadão pode buscar atendimento em um dos 116 postos de saúde, que atuam como porta de entrada do serviço público de saúde, e é lá onde o usuário passa pela primeira avaliação clínica e recebe o encaminhamento para a rede especializada.

A Secretaria de Saúde do Estado também disponibiliza atendimento via Central de Regulação. O Hospital Martiniano de Alencar (HMJMA), por exemplo, é especializado em cirurgias para remoção de câncer de próstata, recebendo pacientes de diversas unidades do Estado.

Próstata

O câncer de próstata é uma doença que acomete cerca de 70 mil homens a cada ano, conforme dados do Instituto Nacional do Câncer. No Brasil é o segundo tipo de câncer mais frequente neste público. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que fica localizado abaixo da bexiga e à frente do reto. Envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina que fica armazenada na bexiga e é eliminada.

Foto: Evilázio Bezerra