População aumenta consumo de cultura em meios digitais durante pandemia; música é a preferência da maioria

22/10/2020 - Ana Clara Cabral

Estudo do Datafolha e Itaú Cultural detalha preferências no consumo cultural da população durante isolamento social

Movimentação de pessoas no centro de Fortaleza durante pandemia do corona vírus

O Datafolha e Itaú Cultural revelaram esta semana pesquisa sobre o consumo digital de cultura na população brasileira durante o isolamento social para o enfrentamento à Covid-19. O estudo afirmou que 57% das pessoas passou a utilizar mais a internet e 90% acessou diversas formas de cultura através do celular nos últimos seis meses.

A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 14 de setembro, com 1.521 entrevistas em pessoas de 16 a 65 anos. Todas as regiões do Brasil foram contempladas, 52% no interior e 48% nas metrópoles.

Confira as atividades mais consumidas durante quarentena, segundo estudo:

  • Ouvir música: 84%;
  • Filmes e séries: 73%;
  • Shows on-line: 60%;
  • Livros digitais e cursos livres: 38%;
  • Jogos: 34%;
  • Seminários on-line: 32%;
  • Atividades infantis: 28%;
  • Espetáculos de teatro: 21%;
  • Visitas a museus e exposições: 17%.

O setor cultural, que já operava no meio digital, passou a adaptar as atividades artísticas exclusivamente para este meio durante o isolamento social. Veja nas plataformas abaixo algumas programações culturais on-line e gratuitas:

  • Portal Cultura Dendicasa, criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), reúne conteúdos digitais selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”, além de notícias e agenda de programação online da Rede de Equipamentos do Estado do Ceará.

Foto: Érika Fonseca