População aumenta consumo de cultura em meios digitais durante pandemia; música é a preferência da maioria
if (has_excerpt()): ?>Estudo do Datafolha e Itaú Cultural detalha preferências no consumo cultural da população durante isolamento social

O Datafolha e Itaú Cultural revelaram esta semana pesquisa sobre o consumo digital de cultura na população brasileira durante o isolamento social para o enfrentamento à Covid-19. O estudo afirmou que 57% das pessoas passou a utilizar mais a internet e 90% acessou diversas formas de cultura através do celular nos últimos seis meses.
A pesquisa foi realizada entre os dias 5 e 14 de setembro, com 1.521 entrevistas em pessoas de 16 a 65 anos. Todas as regiões do Brasil foram contempladas, 52% no interior e 48% nas metrópoles.
Confira as atividades mais consumidas durante quarentena, segundo estudo:
- Ouvir música: 84%;
- Filmes e séries: 73%;
- Shows on-line: 60%;
- Livros digitais e cursos livres: 38%;
- Jogos: 34%;
- Seminários on-line: 32%;
- Atividades infantis: 28%;
- Espetáculos de teatro: 21%;
- Visitas a museus e exposições: 17%.
O setor cultural, que já operava no meio digital, passou a adaptar as atividades artísticas exclusivamente para este meio durante o isolamento social. Veja nas plataformas abaixo algumas programações culturais on-line e gratuitas:
- Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, com apresentações artísticas virtuais de linguagens diversas, além de workshops, mediações e conversas ao vivo.
- Portal Cultura Dendicasa, criado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), reúne conteúdos digitais selecionados por meio do “Edital Cultura Dendicasa: Arte de Casa para o Mundo”, além de notícias e agenda de programação online da Rede de Equipamentos do Estado do Ceará.
Foto: Érika Fonseca