Fortaleza segue sem avanços no Plano de Retomada e outros municípios cearenses tem novas restrições

19/10/2020 - Ana Clara Cabral

Ações de controle sanitário no Aeroporto de Fortaleza segue aguardando liberação do Governo Federal.

Movimentação de pessoas nas ruas durante pandemia corona vírus

Mesmo com os números gerais da pandemia no Ceará em queda, indicadores apontam aumento de casos em algumas áreas, dentre elas, o município de Fortaleza. Segundo o último informe semanal da capital cearense, até o dia 16 de outubro, 52.499 casos foram confirmados, aumentando para 9,2% a estimativa de positividade.

Segundo Cabeto, o aumento de positividade é preocupante e exige a obrigação de reforçar os setores de fiscalização, mas principalmente de conscientização da população. “Atender é obrigação da Saúde, mas prevenção é uma obrigação de todos. Esperamos que os controles comportamentais, uso de máscaras e outros protocolos sanitários sejam fortalecidos”, disse.

Passa a valer a partir hoje, portanto, o novo decreto do Governo do Estado que mantém Fortaleza sem avanços no Plano de Retomada Responsável das Atividades Econômicas e Comportamentais em Fortaleza e recomenda, aos municípios de Crateús, Icó, Russas, Juazeiro do Norte e Tauá ações mais restritivas para conter a disseminação da Covid-19, especialmente quanto à redução de aglomerações.

Testes em Aeroportos

Ações de controle sanitário no Aeroporto de Fortaleza foram solicitados pelo Governo do Ceará através de ofícios ao Governo Federal (Ministério da Infraestrutura, Anac e Anvisa) devida a preocupação com os voos internacionais, especialmente pelo aumento de casos de Covid-19 nos EUA e na Europa.

Segundo o governador Camilo Santana, toda a estrutura do Estado foi colocada à disposição para as ações. O secretário da Saúde, Dr. Cabeto, falou sobre ter estabelecido uma metodologia de testagem de todos os passageiros, além do projeto de rastreamento: “Não só para que a gente possa dar o atendimento adequado ao visitante, mas também proteger o cearense”.

“Nós conversamos com a presidente da Fraport, que concordou. Estamos dispostos a colaborar, vamos colocar pontos de testagem nas áreas estaduais, inclusive Aeroporto, mas há necessidade de liberação da Anac, uma decisão de esfera federal”, finalizou o secretário.

Foto: Érika Fonseca